Você já percebeu as transformações no seu HubSpot nos últimos dias?
Além de uma nova aparência, foram implementadas mudanças significativas que reformulam toda a estrutura da plataforma, introduzindo mais de 100 atualizações cruciais para simplificar ainda mais o seu dia a dia.
Com as grandes novidades anunciadas no Spotlight Spring '24, o HubSpot expandiu de quatro para seis Hubs principais, incluindo a criação do Content Hub que anteriormente fazia parte do Marketing Hub e agora possui funcionalidades próprias e avançadas que utilizam inteligência artificial.
Além dele, mais um Hub chegou: o Commerce Hub, específico para o controle de pagamentos e está disponível em todos os planos da plataforma, inclusive os planos gratuitos!
Essas mudanças não são apenas ajustes: elas representam uma evolução fundamental na maneira como você interage com todas as ferramentas da HubSpot, oferecendo ganhos de produtividade em todas as frentes, graças à integração de IA.
Nessa imagem abaixo, você vai entender melhor a ideia e abrangência de cada um dos Hubs da HubSpot:
Os seis hubs que compõem o HubSpot e suas funções - Imagem por HubSpot em seu Roadmap deck.
Entendemos que tantas novidades podem ser difíceis de absorver, por isso, neste conteúdo, listamos as principais funcionalidades que você precisa ficar por dentro para otimizar sua operação. Confira!
A grande novidade do HubSpot foi o lançamento do Content Hub, um hub específico para produção de conteúdo, que integra o que antes estava contido no CMS (páginas do site), algumas funcionalidades do Marketing Hub (landing pages, blog), do Service Hub (central do conhecimento, portal do cliente) e traz novas funcionalidades, como podcasts e IA integrada.
Isso porque a HubSpot entendeu que a criação de conteúdo é uma das tarefas que mais consome tempo do dia a dia de profissionais de marketing e, ao mesmo tempo, é uma das áreas do marketing que traz o maior ROI para empresa, conforme o State of Marketing deste ano.
Por isso, o novo Content Hub foi todo pensado para aumentar a produtividade dos times na produção de conteúdo com ajuda de IA. A ferramenta permitirá, por exemplo, a criação de blog posts usando inteligência artificial. O redator de blogs com IA da HubSpot visa simplificar o processo criativo, fornecendo conhecimento especializado sobre os assuntos que você busca em uma fração do tempo que normalmente levaria.
A edição e gestão de blogs também foi simplificada, graças aos novos módulos de arrastar e soltar. Essa funcionalidade permite uma personalização rápida e eficiente dos blogs, adaptando-se facilmente às necessidades específicas de cada negócio. Essa flexibilidade é essencial para manter a dinâmica e a relevância do conteúdo em um ambiente digital em constante evolução.
Outra funcionalidade de destaque que o Content Hub trouxe foi o Content Remix, que permite desdobrar um único conteúdo em vários formatos - artigo, posts de redes sociais, podcast, landing pages etc.
Além disso, agora é possível configurar o tom de voz da marca na ferramenta para que o conteúdo seja gerado de acordo com as características do negócio e do público-alvo.
Com o lançamento do Content Hub, o Marketing Hub agora está focado nas ações de divulgação, captação e performance. É no Marketing Hub que você consegue viabilizar a criação e gestão de anúncios, por exemplo, além da criação de formulários, campanhas, publicações em redes sociais e toda gestão de desempenho do marketing, com um dashboard estratégico logo na página inicial.
Sabemos que o maior desafio do marketing está em medir e analisar os principais resultados. Por isso, o Marketing Hub traz novas métricas de revenue (receita) para as campanhas de marketing. Agora é possível ver o valor atribuído de receita a uma campanha específica e fica mais fácil saber o impacto real das campanhas nas negociações de vendas.
Além disso, uma nova funcionalidade permite incluir a automação de envio de SMS na sua estratégia de workflows — com um comando, você pode gerar mensagens automaticamente, garantindo que sua comunicação seja sempre eficiente e personalizada.
No Sales Hub, a grande novidade foi o lançamento de um espaço de trabalho focado em prospecção. A ideia aqui é auxiliar os vendedores a se concentrarem em suas atividades sem a necessidade de alternar entre aplicativos - o HubSpot sincroniza automaticamente as conversas no Linkedin, por exemplo.
Além disso, todas as conversas agora ficam em um só lugar: a inbox do HubSpot. Por lá, o vendedor conseguirá selecionar um contato para se comunicar e decidir se quer mandar um e-mail ou um WhatsApp para ele, por exemplo, e todas as conversas vão ficar centralizadas em um único ambiente na plataforma.
No Service Hub, a grande novidade foi uma help desk centralizada, com todas as informações dos clientes em um só lugar, enriquecido pela IA da HubSpot. Com isso, a plataforma suporta a criação de conteúdos como mensagens de boas-vindas e pode resumir conversas, sugerir respostas e gerar insights após cada chamada.
A equipe de suporte pode ir ainda mais longe com apoio da inteligência artificial: agora o chatbot está conectado ao ChatGPT: ainda no formato de beta, essa ferramenta pode ficar na linha de frente do seu site para ajudar os visitantes a terem suas necessidades atendidas rapidamente, enquanto dá espaço para as equipes se concentrarem em trabalhos de suporte mais estratégicos.
Outra nova funcionalidade lançada foi o Mapeamento de Skills. Com ela, é possível definir habilidades específicas para cada pessoa do time. Por exemplo: você pode definir o idioma que cada um deles fala ou definir quais os segmentos de empresa que determinado colaborador está mais preparado para atender. Depois disso, basta criar regras de roteamento para garantir que os tickets sejam direcionados para as pessoas mais aptas a atender determinada demanda.
Por fim, ferramentas de gestão de feedback permitem a melhoria contínua do serviço, aproveitando todos os dados disponíveis no CRM para garantir a satisfação do cliente e o crescimento do negócio.
Se você usa o HubSpot, a IA também ajudará você na análise de dados. Os novos relatórios inteligentes permitem criar gráficos apenas inserindo uma frase ou uma pergunta, inclusive com filtros recomendados e visualização de dados. Uma vez que o modelo é gerado, você pode escolher editar o relatório para adequá-lo às suas necessidades antes de salvar e adicionar ao seu painel de controle.
⚠ Ponto importante: evite compartilhar informações sensíveis utilizando prompts de comando ao gerar relatórios, pois para melhorar a IA, o time da HubSpot salva os prompts de comando e compartilha com a OpenIA para moderação de conteúdo.
Outro grande destaque foi o lançamento do Commerce Hub. O HubSpot agora tem um hub específico para a criação de faturas e processamento de pagamentos.
Independentemente do plano — mesmo os totalmente gratuitos —, você pode gerar faturas e receber pagamentos digitais utilizando o Stripe, ideal principalmente para atender uma base de clientes global.
Além disso, o Commerce Hub também inclui integração com o QuickBooks para garantir uma gestão financeira e contábil sem problemas. Algumas funcionalidades, como a sincronização bidirecional de faturas e pagamentos, garantem precisão e eficiência nas transações financeiras.
Resumindo, agora o HubSpot também simplifica a gestão de pagamentos, faturas, orçamentos, produtos e assinaturas, tornando-se uma solução abrangente para transações comerciais.
→ Se você quiser ler, na íntegra, todas as novidades mais recentes do HubSpot, clique aqui!
→ Se você quiser ir direto ao ponto e conversar com um dos nossos especialistas em HubSpot, que já está por dentro de como operacionalizar cada uma dessas features no seu dia a dia, fale com um dos nossos especialistas.