Blog Mkt4Sales

3 dicas para usar a ferramenta de conteúdo inteligente do HubSpot

Escrito por Lívia Macedo | 28/06/2023 12:00:00

Você já pensa em personalização na produção de conteúdo para o seu público?

Se ainda não faz parte da rotina do seu time de marketing pensar em conteúdos personalizados, é importante dizer que um dado do SmarterHQ mostrou que 72% dos consumidores vão se engajar apenas com um conteúdo que seja personalizado.

Mas a necessidade de personalização vai além: uma pesquisa da Adobe mostrou que 40% dos consumidores se sentem frustrados quando a experiência não é personalizada.

A boa notícia é: se o HubSpot é a sua ferramenta de marketing e vendas, você já tem uma oportunidade incrível de criar conteúdos personalizados e inteligentes de maneira automatizada, com base em alguns critérios.

Quer entender como? Continue lendo esse artigo.

O que é o conteúdo inteligente?

Antes de tudo, conteúdo inteligente ou personalizável são os elementos de um site, anúncio ou e-mail que se alteram com base em alguns critérios para criar uma experiência personalizada especificamente para o visitante ou leitor naquele momento.

Com um conteúdo inteligente, você pode, por exemplo, modificar um CTA de um site conforme o estágio do ciclo de vida do lead que está visitando ou, até mesmo, modificar a exibição do conteúdo conforme o tipo de dispositivo móvel que ele usa.

No geral, o conteúdo inteligente se baseia em gatilhos de interesse, características ou comportamento prévio do lead. A seguir, falamos mais sobre esses gatilhos ou regras inteligentes para personalização de conteúdo.

Categorias de regra inteligente

Você pode basear suas regras inteligentes nos seguintes critérios:

  • Origem do anúncio: mostra um conteúdo com base no anúncio que eles clicaram. A origem do anúncio é determinada pelos parâmetros de UTM na URL da página.
  • País: exibe conteúdo com base no país do endereço IP do visitante.
  • Tipo de dispositivo: direciona os visitantes que acessam seu site por meio de dispositivos móveis, tablet ou desktop.
  • Fonte de referência: mostra aos visitantes um conteúdo com base em como eles encontraram seu site.
  • Idioma preferido: personaliza o conteúdo com base no idioma do navegador do visitante. 
    Participação na lista de contatos: mostra conteúdo diferente aos visitantes que são membros de uma lista específica da HubSpot.
  • Fase do ciclo de vida: exibe diferentes conteúdos com base no valor desta propriedade.

Como o conteúdo inteligente funciona?

Apesar de parecer complicado, a ideia por trás do conteúdo inteligente é simples. Sabe quando você acessa um site e precisa clicar para aceitar os cookies que aquela página está coletando? É exatamente através deles que o HubSpot identifica o visitante e consegue associar essa visita a preferências que já foram demonstradas anteriormente.

Se não houver um cookie do HubSpot armazenado, aquela visita será classificada como de um contato desconhecido. A partir daí, o HubSpot analisa as configurações do navegador para determinar as personalizações que podem ser feitas.

Se o navegador já atender aos critérios de alguma das regras, — como idioma ou tipo de dispositivo — o conteúdo personalizado será exibido. Caso contrário, a página irá mostrar apenas o conteúdo padrão.

Atualmente, os clientes do HubSpot Marketing Hub Professional e Enterprise podem criar regras inteligentes para personalizar CTAs (chamadas para ação), formulários e textos em landing pages, páginas do site ou em e-mails.

3 dicas para começar a usar o conteúdo inteligente do HubSpot

Por mais que seja simples configurar um conteúdo inteligente, é preciso ter um pouco de cautela. Isso porque a ideia é usar apenas uma regra na página para garantir que a personalização ocorrerá para o que de fato é mais importante.

Para isso, antes de começar:  

1. Escolha os conteúdos personalizados que você quer criar

Você pode escolher entre a localização geográfica do visitante, seu histórico de navegação, informações demográficas ou qualquer outro fator relevante para a sua estratégia de marketing. Lembre-se de que os critérios devem estar alinhados com os segmentos de público-alvo e devem refletir seu objetivo de negócio. Para ajudar nessa definição, você pode fazer alguns testes.

Por exemplo: comece se perguntando o que é mais relevante para o seu público-alvo. Talvez seja repetição, ou seja, “perseguir” ele com uma oferta que você sabe que ele já teve interesse. Ou, talvez, se conectar conforme a geolocalização, usando gírias e figuras de linguagem da região em que ele vive.

2. Determine qual será o conteúdo padrão

Personalização é importante, mas você também precisa pensar nos visitantes que ainda não se tornaram leads. Ver um conteúdo personalizado torna a experiência de quem já está na sua base ainda melhor, mas não adianta esquecer das pessoas que ainda não se tornaram assinantes.

Esse conteúdo deve ser o mais genérico possível e você deverá acompanhar o desempenho dele, inclusive, para comparar com os resultados do conteúdo personalizado.

3. Defina as métricas de desempenho

Ao começar a usar conteúdo inteligente, é uma boa prática realizar pequenos testes para avaliar o desempenho e a eficácia das personalizações. Experimente diferentes variações de conteúdo para cada segmento-alvo e analise os resultados. A partir desses testes, você poderá aprender o que funciona melhor para o seu público e otimizar suas estratégias futuras.

Durante e após os testes, é preciso ter, de maneira bem clara, as métricas que demonstram o porquê um conteúdo inteligente está performando bem ou não. Por exemplo: seu objetivo pode ser aumentar a conversão de contas em um cargo específico. Ou, por outro lado, diminuir a taxa de rejeição da página.

Seja qual for a métrica que será o seu “norte” na estratégia, defina ela como base no seu principal objetivo com aquela personalização.

Ideias para começar a usar conteúdo inteligente hoje mesmo!

Agora que você já entendeu o básico sobre conteúdos inteligentes, essas são algumas dicas que podem ajudar você a começar a produzir esses conteúdos.

  • Mensagens de boas-vindas personalizadas: um assinante fez a primeira conversão? Por que não enviar uma mensagem mais customizada para ele? Uma saudação personalizada cria uma experiência mais envolvente e relevante para os visitantes, mostrando que você entende suas necessidades específicas desde o primeiro momento. Você pode fazer isso usando as respostas que ele enviar em uma primeira conversão, com dados demográficos que o IP normalmente armazena.
  • Recomendações de produtos ou serviços: com base no histórico de navegação do visitante, comportamentos anteriores ou preferências declaradas, você pode exibir recomendações de produtos ou serviços relacionados que sejam mais propensos a interessar e satisfazer as necessidades desse visitante específico. No HubSpot, isso pode ser feito por meio de listas. Você cria uma lista “visitou a página do produto A” e, a partir disso, as próximas páginas podem ser personalizadas para esse produto.
  • Calls-to-Action (CTAs) direcionados: conteúdo inteligente também pode ser aplicado a chamadas para ação (CTAs). Em vez de exibir a mesma CTA para todos os visitantes, você pode personalizá-la com base, por exemplo, na etapa do funil de vendas no qual o visitante se encontra. Isso aumenta a relevância e as chances de conversão, direcionando o visitante para a ação mais adequada conforme o seu perfil e contexto.

Se você precisar de qualquer tipo de ajuda com relação à criação dos conteúdos inteligentes no  HubSpot, entre em contato com o time da Mkt4Sales.