Blog Mkt4Sales

O assistente de conteúdo HubSpot pode te ajudar a vender mais (e a gente explica como)

Escrito por Lívia Macedo | 11/10/2023 12:00:00

O uso da inteligência artificial para apoiar o dia a dia profissional já é uma realidade: 79% dos entrevistados na pesquisa “O futuro do trabalho em um mundo de inteligência artificial”, do McKinsey Global Institute, dizem ter tido ao menos algum contato com a GenAI no trabalho ou fora, e 22% afirmam utilizá-la regularmente no trabalho.

Isso não é à toa, afinal, um estudo da PwC descobriu que as ferramentas de IA podem reduzir o custo de operações de back-office em até 30%. No dia a dia de quem usa a HubSpot, plataforma de Vendas e Marketing All in One, essa realidade também está cada vez mais preente, principalmente com o lançamento da ferramenta própria baseada em inteligência artificial (IA) - o ChatSpot.ai.

Se você quiser entender melhor como o HubSpot pode ajudar a reduzir o tempo que você leva para produzir conteúdo e conquistar novos clientes, continue lendo este conteúdo.

Como funciona o ChatSpot?

Essa ferramenta foi criada em parceria com o próprio ChatGPT como uma ferramenta conversacional, na qual você pode dar instruções a ela em linguagem natural e ela agirá de acordo.

A ideia é conectar a ferramenta ao seu HubSpot para maximizar a produtividade dos profissionais de vendas, marketing e serviços. Ela oferece maneiras de otimizar a operação em diversas áreas — neste conteúdo, vamos falar de maneira mais específica do Assistente de Conteúdo.

Entre as várias opções possíveis, o Assistente de Conteúdo do ChatSpot permite:

1. Oferecer apoio para a estratégia de SEO

No ChatSpot, você pode pedir para encontrar palavras-chave para apoiar sua estratégia de SEO. Para isso, basta preencher o ChatSpot com o tópico que você deseja falar e encontrar as palavras.

Se quiser ir além, basta solicitar ao ChatSpot um título relevante para o conteúdo, seguindo as palavras-chave que ele mesmo sugeriu.

2. Escrever o rascunho de um blog post para você

O assistente de conteúdo HubSpot pode ajudá-lo a criar conteúdo para o seu blog por meio de um prompt de comando que a própria ferramenta sugere. Para isso, basta preencher:

Depois disso, basta revisar o conteúdo antes de publicá-lo no blog. Afinal, é preciso lembrar que conteúdos produzidos por IA nem sempre “acertam”. Muitas vezes, as ferramentas criam falsas afirmações para preencher lacunas de texto que não fazem sentido.

3. Apoiar a estratégia de e-mail marketing

Assim como o ChatSpot pode te ajudar a escrever um blog post, ele também auxilia na produção de e-mails. Primeiro, se você tiver um modelo ou conteúdo de e-mail específico que deseja gerar, pode fornecer os detalhes à ferramenta e ela ajudará você a criar o conteúdo.

Por exemplo: você pode especificar a linha de assunto, o corpo do texto e quaisquer campos personalizados que deseja incluir, e o ChatSpot pode gerar o conteúdo completo do e-mail.

Além disso, também é possível personalizar e-mails. Ao se integrar ao HubSpot, o ChatSpot pode acessar dados de clientes e usá-los para personalizar o conteúdo produzido.

Por último, você também pode pedir para a ferramenta ajudar com sugestões e recomendações para melhorar o conteúdo do seu e-mail - o ChatSpot pode analisar seus modelos de e-mail existentes, identificar pontos de melhoria e oferecer sugestões para otimizar e melhorar as taxas de conversão.

Como usar o assistente de conteúdo HubSpot

O desafio de usar ferramentas de inteligência artificial tão amplas é que fica difícil entender o que você realmente pode solicitar para elas. Por isso, separamos algumas ideias para que você comece a explorar no ChatSpot.

  1. Ideias de conteúdo: você pode ter acesso a sugestões de tópicos com base em seu setor, público-alvo e palavras-chave. Isso pode ajudar a gerar novas ideias para postagens de blog, artigos, vídeos ou conteúdo de mídia social.
  2. Assistente de pesquisa: como uma ferramenta de IA generativa, é possível reunir informações e dados relevantes sobre um tópico específico para apoiar o processo de criação de conteúdo. Isso pode economizar tempo e garantir que seu conteúdo seja preciso e bem informado.
  3. Assistente de escrita: o ChatSpot consegue fornecer sugestões de gramática e ortografia, melhorando a estrutura da frase e oferecendo escolhas alternativas de palavras. Isso pode ajudá-lo a melhorar a qualidade e a legibilidade do seu conteúdo. Mas, é importante lembrar que a ferramenta funciona melhor para textos em inglês.
  4. Otimização de conteúdo: você pode pedir para o ChatSpot revisar o seu conteúdo e fornecer sugestões para otimizá-lo para mecanismos de busca. Isso inclui identificar palavras-chave relevantes, melhorar meta tags e otimizar títulos e subtítulos.
  5. Análise de desempenho de conteúdo: a ferramenta também fornece percepções sobre como seu conteúdo está se saindo por meio de métricas como: visualizações de página, engajamento e conversões. Isso pode ajudá-lo a entender qual conteúdo ressoa com seu público e tomar decisões baseadas em dados para futuras criações.

Lembrando que tudo funciona com base no prompt de comando, então lembre-se de testar algumas maneiras de solicitar essas informações e não esqueça: o ChatSpot é uma ferramenta conversacional. Não conseguiu o que queria na primeira solicitação? Mude a maneira de pedir e avise a ferramenta que ela errou.

Vamos começar?

Como falamos no começo do texto, implementar ferramentas de IA pode trazer um ganho de até 30% mais produtividade para o seu time — com o ChatSpot conectado ao seu HubSpot, as possibilidades são imensas.

Usando o assistente de conteúdo, o time de marketing tem acesso a ideias, pesquisas, assistência na escrita, otimização, distribuição e análise de desempenho — isso ajuda a empresa a criar conteúdo de alta qualidade que atrai e converte mais leads.

Aqui na Mkt4Sales, auxiliamos você a encontrar a melhor forma de usar essa ferramenta e  garantimos a capacitação do seu time neste processo. Quer saber mais sobre isso? Fale com um dos nossos especialistas.