CRM HubSpot | 7 min

Tudo sobre o ChatSpot: a ferramenta de IA do HubSpot

chatspot-hubspot-blog-mkt4sales

Seu time já vem conversando sobre como melhorar a produtividade com IA?

Um relatório da PWC mostrou que 44% das lideranças dizem que a IA melhora a produtividade e a tomada de decisões e 54% dos líderes entrevistados acreditam que a IA também ajuda as empresas a “prever” o futuro das áreas.

Foi pensando nesse sentido que o HubSpot criou o ChatSpot — uma ferramenta que pode ser conectada a plataforma de CRM do HubSpot e funciona como o ChatGPT, ou seja, com prompts de comando enviados em um chat.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Continue lendo esse conteúdo.

O que é ChatSpot?

Assim como outras ferramentas de IA que estão surgindo atualmente, o ChatSpot foi criado em parceria com o próprio ChatGPT como uma ferramenta conversacional, na qual você pode dar instruções a ela em linguagem natural e ela agirá de acordo.

A ideia é conectar a ferramenta ao seu HubSpot para maximizar a produtividade dos profissionais de vendas, marketing e serviços. Por exemplo, você pode enviar um comando para o seu ChatSpot dizendo: “Crie uma lista com todos os contatos criados dentro do meu ICP, que corresponde a [insira aqui o seu perfil de cliente ideal]” e, prontamente, a ferramenta criará a lista para você.

Prós e contras de usar o ChatSpot

Assim como quando falamos do ChatGPT, o ChatSpot — principalmente por usar a API do ChatGPT 4.0 — apresenta muitos benefícios, mas também pode apresentar pontos de atenção.

Alguns benefícios do ChatSpot

  • Uso do HubSpot CRM simplificado: a ferramenta simplifica a utilização do HubSpot CRM, especialmente para aqueles que estão apenas começando a usar a plataforma. Assim, tarefas básicas se tornam mais acessíveis, permitindo que os usuários executem ações sem se sentirem sobrecarregados.
  • Redução de dependência: com o ChatSpot, os usuários podem realizar tarefas sem precisar esperar por outras equipes ou colegas. Por exemplo, em vez de esperar que um colega de vendas forneça informações sobre quantos contatos estão na fase de leads, os usuários podem simplesmente perguntar à ferramenta.
  • Comunicação mais eficiente: o ChatSpot permite uma comunicação rápida e eficiente entre os usuários e o assistente de IA, possibilitando uma resolução de problemas e recuperação de informações mais rápida.
  • Disponibilidade 24/7: ele está disponível o tempo todo, oferecendo assistência e suporte a qualquer hora do dia.
  • Assistência personalizada: o ChatSpot pode aprender e se adaptar às preferências do usuário, fornecendo recomendações e soluções personalizadas.

Alguns pontos de atenção do ChatSpot

  • Entendimento de comandos: a ferramenta, em alguns momentos, pode enfrentar dificuldades para entender os comandos dos usuários. Em algumas situações, o ChatSpot pode responder com mensagens genéricas de "não entendi o que obter do HubSpot" ou até mesmo fornecer respostas em branco.
  • Demora nas tarefas: algumas tarefas podem levar mais tempo para serem concluídas usando o ChatSpot em comparação com a execução direta no HubSpot CRM. Por exemplo: a criação de um novo contato com detalhes completos pode levar mais tempo usando o ChatSpot em comparação com a criação direta no CRM.
  • Limpeza do histórico de chat: o ChatSpot limpa todo o histórico de chat após ser recarregado. Isso pode ser incômodo para os usuários que desejam verificar as consultas anteriores que fizeram à ferramenta. Além disso, em algumas situações, o ChatSpot pode responder com mensagens genéricas de "não entendi o que obter do HubSpot" ou até mesmo fornecer respostas em branco.
  • Assim como o ChatGPT, o ChatSpot não é humano: pode parecer bobo falar isso, mas em muitos momentos é necessário um “toque” humano nas interações — e muitas vezes as pessoas esquecem que as ferramentas de inteligência artificial não conseguem replicar isso. Por isso, se você vai usar essa ferramenta para produção de conteúdo ou apoio no atendimento, fique de olho no “toque humano”.
  • Limitações de idioma e contexto: as capacidades de compreensão e resposta do ChatSpot são baseadas em sua programação e treinamento, que são, atualmente, feitas em inglês. Isso pode resultar em limitações na compreensão de consultas complexas ou nuances caso você utilize outras línguas para fazer as suas pesquisas.
  • Preocupações com privacidade e segurança: o uso do ChatSpot pode envolver o compartilhamento de informações pessoais ou sensíveis, portanto, é importante garantir que medidas de segurança adequadas estejam em vigor para proteger os dados.

O que mais o ChatSpot pode fazer por você?

Basicamente, essa ferramenta simplifica a utilização do HubSpot CRM, economizando tempo e tornando o processo mais fácil. Com o lançamento da versão estável do ChatSpot, as pessoas podem evitar o uso do CRM para tarefas básicas que vão desde o conteúdo produzido até a criação de relatórios.

Gerador de Conteúdo

Assim como o ChatGPT, o HubSpot também pode apoiar você na criação de conteúdo para o seu site, blog ou redes sociais. Para isso, você precisa enviar prompts de comando para o ChatSpot solicitando o que deseja.

Por exemplo, você pode enviar:

“Escreva o rascunho de um blogspot que fale sobre as últimas estratégias de comunicação outbound feitas pelos times de vendas. Cite essas estratégias em tópicos conforme o que aparece nos primeiros resultados de pesquisa do google.”

Gerador de Imagens 

Você também pode contar com a ferramenta para ter apoio na produção de imagens para o seu blog ou redes sociais. Para isso, siga a mesma lógica do conteúdo anterior, com a diferença que você precisa deixar muito claro o estilo das imagens que está buscando.

Por exemplo, você pode enviar uma solicitação: “me envie uma imagem que mostre um vendedor realizando uma ligação de vendas em um computador. Ou seja, na tela do computador podemos ver outra pessoa participando da conversa. - use cinematic style”

Nesse caso, é preciso ficar atento, pois nem todos os estilos de arte digital estão disponíveis no ChatSpot. Na imagem abaixo, é possível ver o resultado da solicitação feita ao ChatSpot:

imagem-gerada-pelo-chatspot

Assistente de CRM

O HubSpot pode fazer muito por você para fazer com que suas ações no CRM sejam facilitadas. Ele pode, por exemplo, criar novos negócios, novos contatos, empresas, revisar tickets ou, até mesmo, adicionar uma nota a um contato no HubSpot.

Para fazer uma nota, por exemplo, você precisa saber qual é o e-mail ao qual você quer adicionar essa nota e coloque: “Adicione a nota [escreva aqui o conteúdo] ao contato [digite o e-mail do contato que você quer adicionar essa nota”.

Nesse caso, recomendamos que você utilize os templates prontos com prompts de comando do ChatSpot. Neles, você já garante o preenchimento de todas as informações necessárias para a criação da tarefa, como, por exemplo, quando você seleciona a ação “criar um deal”, essas informações já vão aparecer para serem preenchidas:

Assistente para criação de relatórios

Assim como no assistente de CRM, o ideal é ver os templates prontos fornecidos pelo ChatSpot que oferecem opções de criação de relatórios como:

  • Negócios fechando em breve: encontra negócios com base na data prevista de fechamento;
  • Objetos que são propriedade de alguém: encontra uma lista de objetos com base em seu proprietário;
  • Objetos sem um dado preenchido: encontra objetos que não possuem um determinado valor de propriedade;
  • Objetos recentemente criados com ordenação de classificação: cria um relatório de qualquer objeto criado durante um intervalo de tempo agrupado por uma propriedade nesse objeto;
  • Análise de tráfego da web: exibe visitas à página durante um determinado período;
    Comparação de volume de tíquetes semanal: compara os tíquetes criados com a semana anterior;
  • Gráfico de crescimento de contatos: cria um gráfico de barras que mostra como seus contatos de CRM cresceram semanalmente ao longo do tempo;
  • Relatório de contatos: procura contatos com base no valor de uma propriedade;
  • Negócios com ação necessária: encontra negócios abertos sem uma próxima atividade definida;
  • Encontrar negócios sem proprietário: encontra negócios com um determinado valor que não têm proprietário;
  • Desempenho de e-mail de marketing: resume os resultados recentes de e-mails;
  • Relatório mensal: saiba quantos objetos foram adicionados neste mês;
  • Contagem de objetos: conta os contatos, empresas, negócios ou tíquetes em seu CRM;
  • Resumo: gera um resumo rápido de sua conta conectada;
  • Relatórios de resumo: cria um relatório simples de um objeto resumido por uma propriedade, use várias propriedades se desejar;
  • Relatórios de intervalo de tempo: cria um relatório com base em uma data determinada.

Mas, se você precisa de um relatório que ainda não existe como opção no chat, você também pode enviar um prompt de comando diretamente ao ChatSpot, solicitando a criação — se realmente não for possível, ele te avisará.

Ficou com alguma dúvida? Essa é a melhor parte de lidar com uma inteligência artificial, você pode simplesmente perguntar para ela como utilizar da melhor maneira a ferramenta! Por exemplo, enviei para o ChatSpot: “Eu não entendi muito bem o que é necessário para gerar um relatório de e-mail marketing utilizando o chatspot.”

Essa foi uma parte da resposta que recebi:

“Para gerar um relatório de e-mail marketing utilizando o ChatSpot, você precisará seguir alguns passos básicos, como: coletar dados, analisar os dados, preparar o relatório e apresentar os resultados. Lembre-se de que o ChatSpot é uma ferramenta de chatbot e pode ajudar a automatizar algumas partes do processo, como a coleta de dados ou a geração de gráficos. No entanto, a análise e interpretação dos dados ainda exigem a intervenção humana.”

Ah, não se esqueça que nós também podemos ajudar você a sanar as dúvidas com o ChatSpot — e o HubSpot, em geral. Caso precise de apoio na implementação da ferramenta, entre em contato com nosso time!

Categorias

CRM HubSpot

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

CRM HubSpot

HubSpot vs. RD Station: como escolher a melhor ferramenta

Se você está aqui, das duas uma: ou está pensando em migrar do RD Station para o HubSpot, ou está procurando ganhar mais...

CRM Gestão de vendas HubSpot

HubSpot vs. Salesforce: qual CRM é melhor para sua empresa?

Em um determinado momento do crescimento de todas as empresas, surge a necessidade de aprimorar e acompanhar melhor os p...

CRM HubSpot

As 11 configurações iniciais para começar a usar HubSpot

Um dos principais fatores para ter sucesso na implementação de um CRM é o planejamento cuidadoso. E isso acontece, princ...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista