Você está considerando migrar seu CRM do Salesforce para o HubSpot?
Provavelmente essa não foi uma decisão fácil — com a quantidade de dados acumulados ao longo dos anos, migrar de ferramenta sempre demanda uma grande atenção para as informações serem enviadas com consistência entre as plataformas.
Mas, para tornar esse processo mais simples, existe uma integração nativa entre o HubSpot e o Salesforce que ajudará na migração. Continue lendo para entender mais e simplificar esse processo na sua empresa.
Você já deve ter participado de uma mudança de residência, certo? Esse processo, por mais que seja feito naturalmente, sempre acontece com planejamento: escolhemos uma casa nova, que se adeque ao novo momento de vida e, ao mesmo tempo, que comporte os móveis que já temos na casa antiga.
Depois, começamos a organizar em caixas tudo que precisa ser movido para casa nova - nessa etapa, o que acontece com frequência é percebermos que acumulamos mais coisas do que precisamos e aproveitarmos para descartar o que não usamos mais.
O mesmo precisa acontecer durante a migração do Salesforce para o HubSpot:
A primeira coisa que você precisa saber é que, trabalhar com integração nativa entre o HubSpot e o Salesforce permitirá uma transferência dos dados mais consistente e eficiente. Além de facilitar uma sincronização contínua dos dados, garantindo que todas as informações estejam atualizadas em tempo real — o que significa menos erros manuais no processo.
A integração também permitirá que você mapeie os campos de dados do Salesforce com os campos correspondentes no HubSpot, garantindo que todas as informações sejam transferidas corretamente. Por isso, comece a sua migração seguindo o passo a passo:
Primeiro, a pessoa responsável por realizar a migração precisará de acesso liberado à integração em ambas ferramentas:
Embora a integração entre o HubSpot e o Salesforce seja uma ótima maneira de sincronizar dados entre as duas plataformas, existem algumas limitações a serem consideradas:
Um dos pontos-chave a partir dessas limitações é garantir que toda a equipe entenda como os dados correspondem entre as duas plataformas.
Por isso, recomendamos que o próximo passo seja a criação de um “mapa mental” que mostrará o que cada dado representa e onde ele está localizado em ambas as ferramentas, permitindo que a transição entre as plataformas ocorra sem problemas.
Antes de começar, você precisa entender exatamente o que será enviado entre as plataformas. Por isso, criar um “mapa mental” irá ajudar não só a mapear as informações que serão migradas, como também a planejar como elas serão migradas.
Nessa etapa, você pode aproveitar para começar uma limpeza dos dados, perguntando-se: “essa propriedade é realmente necessária no meu processo?” ou “quantas pessoas do meu time estão preenchendo esse dado?”. Isso porque, muitas vezes, quando planejamos um processo, criamos alguns passos que acabam não sendo tão importantes no dia a dia do time e isso só vem à tona com a rotina da operação.
Você pode criar essa tabela utilizando aplicativos como o Miro, Google Sheets ou Excel. Aqui está uma sugestão do que precisará aparecer no seu mapa:
Objeto |
Propriedade Salesforce |
Propriedade HubSpot |
Tipo de Campo |
Notas |
O objeto Salesforce deve corresponder ao objeto HubSpot. Objetos podem ser: “contatos”, “empresas”, “negócios”, “tickets” etc. |
A propriedade do “objeto” que será enviada para o HubSpot — e deve ser a mesma no HubSpot. A propriedade para o objeto “contato”, por exemplo, pode ser “e-mail”, “nome”, “cargo” etc. |
Se ainda não houver uma propriedade correspondente no HubSpot, será necessário criá-la com o mesmo nome e tipo de campo antes de iniciar a migração efetivamente. |
O tipo de campo da propriedade Salesforce deve corresponder ao tipo de campo do HubSpot, ou seja, se ele é múltipla escolha, campo aberto etc. |
Para uso interno da equipe e maiores explicações. |
Não se esqueça também de definir algumas regras de sincronização. Por exemplo, se um campo estiver em branco em uma plataforma, ele deve ser preenchido com os dados de outra fonte ou deve ser deixado em branco? Isso ajudará a garantir que os dados sejam sincronizados corretamente.
Bom, agora que o planejamento está feito, você pode ir para a parte prática. Comece seguindo o passo a passo:
Dica Final: Comece a migrar as informações gradualmente — não envie um grande volume de dados ao HubSpot de uma vez só, assim, você consegue revisar as informações e garantir que estão sendo enviadas corretamente. Nesse momento, confira o seu mapa mental para garantir que as informações estão sendo enviadas conforme o previsto durante o planejamento.
Ah, não custa lembrar: podemos ajudar você a realizar essa migração — inclusive revisando os dados e, se necessário, reestruturando os processos da sua área comercial. Fale com um dos nossos especialistas.