A RD Station é uma plataforma de automação de marketing criada pela empresa brasileira Resultados Digitais. A plataforma foi lançada em 2012 e desde então se tornou uma das principais ferramentas de marketing digital para empresas de todos os tamanhos no Brasil e em outros países da América Latina.
Na prática, uma empresa decide migrar do RD Station para o HubSpot quando ela começa a sentir a necessidade de um maior acompanhamento e análise dos dados que estão na plataforma. Além de começar a pensar na escalabilidade do negócio — tornando necessário uma melhor governança entre os dados de diversas áreas da empresa, por exemplo.
Normalmente, esse processo de migração envolve um criterioso levantamento e análise dos ativos legados de marketing, além de interface com outras áreas, como a de sucesso do cliente e vendas. Por isso, escrevemos esse conteúdo para ajudar você a simplificar o processo de migração do RD Station para o HubSpot.
Antes de começar, é preciso entender que, durante a sua migração, nem tudo pode ser importado. No caso do RD-HubSpot, você poderá migrar o Objeto “contato” — que equivale ao mesmo nas duas plataformas, com as propriedades que você definir.
É importante ressaltar que o RD Station possuí apenas um tipo de objeto, ou seja, apenas uma maneira de organizar os dados — justamente os contatos. Enquanto o HubSpot tem a possibilidade de configurar até três objetos: contato, empresa e negócios (deals).
Assim, se você, mesmo sem usar isso no RD Station, estiver com informações de empresas e negócios organizadas em outro lugar, seja uma planilha ou uma plataforma de CRM, por exemplo, pode ser relevante organizar esses dados para realizar essa importação também.
Para começar, podemos partir do passo a passo básico de qualquer migração para o HubSpot:
A partir daí, sua migração pode começar.
No caso da migração entre RD Station e HubSpot, o maior foco está em migrar os ativos de marketing para o Marketing Hub, o que envolve: importação de contatos, automações, e-mails marketing, redes sociais, landing pages, formulários etc.
Por isso, antes de iniciar a migração, é importante avaliar cuidadosamente a sua conta do RD Station. Verifique seus relatórios, listas de contatos, fluxos de nutrição, landing pages e campanhas de e-mail marketing. Isso ajudará a identificar o que precisa ser migrado — além de avaliar a eficácia das suas estratégias de marketing digital.
Para fazer isso, recomendamos que você crie uma planilha no Excel ou no Google Sheets que mostre:
Antes de iniciar a importação da lista de contatos, é importante começar organizando as informações necessárias para essa tarefa. Isso pode ser facilitado se você já tiver definido seu ICP (Perfil Ideal de Cliente) e souber quais são os critérios para identificar se um lead está dentro desse perfil.
Ao organizar os contatos que serão importados, é possível identificar as principais informações necessárias para a importação, como nome, e-mail, empresa e cargo, por exemplo. Com isso em mãos, antes de fazer sua importação, crie as propriedades necessárias no HubSpot.
Para garantir que seus contatos sejam importados corretamente para o HubSpot, é importante preparar a lista de contatos com antecedência. Para isso, pegue a lista que você importou no passo 1 e comece a trabalhar nela para realizar a importação:
Dica: Comece a migrar os contatos gradualmente — não envie um grande volume de dados ao HubSpot de uma vez só, assim, você consegue revisar as informações e garantir que estão sendo adicionadas no HubSpot corretamente. Nesse momento, confira o seu mapa mental para garantir que as informações estão sendo enviadas conforme o previsto durante o planejamento.
Faça uma lista de todos os itens que precisam ser recriados e defina uma ordem de prioridade com base na importância desses itens para o seu negócio — daí a necessidade de avaliar os resultados antes de começar a sua migração.
No caso das suas landing pages, ainda não é possível migrar (no sentido de tirar de um lugar e colocar no outro) as que você tem no RD Station para o HubSpot - será preciso reconstruir suas landing pages na nova plataforma. Para isso, recomendamos que você continue com o mesmo subdomínio: assim, você preserva o tráfego que vem da busca orgânica e não precisa revisar todos os seus materiais em busca de links quebrados.
Volte para a lista de prioridades: quais fluxos estavam dando mais resultado? Quais e-mails estavam se saindo melhor no processo? Volte para isso e identifique quais workflows e e-mails configurar primeiro no HubSpot.
Nesse processo, é importante aproveitar os recursos disponíveis no HubSpot. Por exemplo, você pode usar a personalização dinâmica, o rastreamento de engajamento e os gatilhos de comportamento para aumentar a eficácia de suas campanhas de marketing.
O HubSpot é uma ferramenta all-in-one que contempla os seguintes Hubs:
Ao migrar para o HubSpot, você pode optar por adotar um único Hub ou uma combinação deles, conforme as necessidades da sua operação. Além disso, os Hubs possuem níveis de contratação diferentes, que podem começar com uma versão gratuita e evoluir para Starter, Professional e Enterprise.
Assim, é possível entender se apenas a área de marketing será migrada, ou se você aproveitará essa contratação para envolver as áreas de sucesso do cliente e vendas também. Se sim, é importante começar isso gradualmente e envolver as outras equipes em micro etapas, entendendo a realidade de cada uma delas.
Lembre-se de que a migração do RD Station para o HubSpot pode levar tempo e esforço, mas, com a ajuda da Mkt4Sales, esse processo pode ser simplificado. Se quiser saber mais sobre como fazemos a implementação do HubSpot, fale com um dos nossos especialistas.