Dashboard de vendas: cinco coisas a considerar antes de começar a usar

    Então você decidiu que quer começar a criar um dashboard de vendas? Ótimo! Dashboards são a maneira perfeita de visualizar os KPIs mais importantes e motivar o time a alcançar ótimos resultados.

    Antes de embarcar na jornada de design do dashboard, há algumas coisas que você precisa pensar para garantir uma construção perfeita.

    Continue lendo para descobrir as cinco coisas que você precisa ter em mente antes de começar a estruturar um dashboard de vendas.

    ferramenta-dashboard-de-vendas

    Primeiro, decida quem irá usar o dashboard

    A primeira coisa a considerar é por quem exatamente o dashboard será visto. Ou, em outras palavras, quem é o público-alvo do dashboard?

    Isso é muito importante, uma vez que pessoas diferentes na empresa terão necessidade de ver informações diferentes em um dashboard.

    Um dashboard de vendas executivo, criado para o CEO ou para o conselho, por exemplo, precisa ser fácil de entender, pois eles podem não estar familiarizados a analisar dashboards no dia a dia e a ver os dados apresentados nesse formato.

    Em seguida, decida onde o dashboard será colocado

    O posicionamento do dashboard terá um efeito enorme sobre a utilidade e valor do painel.

    Se você tiver TVs no escritório, então você já tem um local perfeito para os seus dashboards!

    Você pode posicionar uma TV em cada departamento e exibir apenas os KPIs relevantes para cada time.

    Se você tiver apenas uma TV, no entanto, não é um problema. Você pode exibir seus dashboards como em uma apresentação de slides para que cada equipe possa acompanhar suas métricas.

    Se você não possui uma TV, pode ainda exibir o dashboard no notebook, tablet ou celular. Algumas ferramentas, como a Plecto, permitem até mesmo a visualização das métricas no Apple watch!

    Se você estiver criando um dashboard para uma área comum, pode escolher os KPIs mais importantes de todos os departamentos para que qualquer pessoa possa ter um panorama de como as coisas estão indo na empresa.

    Isso é também uma ótima ideia se você tiver um hall de entrada ou recepção com uma TV, pois poderá exibir o desempenho do negócio aos visitantes.Plecto-Dashboards-On-Any-Device.original.max-1280x960

    Agora, considere o design do dashboard

    Um dashboard bem projetado é essencial para uma boa experiência de visualização e análise de dados.

    Seu dashboard precisa ser organizado, fácil de entender, colorido e ter as informações mais importantes no canto superior esquerdo, pois é aí que o olho humano começa a ler naturalmente.

    Também é recomendado usar os widgets mais apropriados para o tipo de dados que você está tentando exibir. Por exemplo, gráficos de pizza não são bons para exibir mais de duas categorias de dados, pois são difíceis de entender rapidamente.

    Tenha em mente quais conclusões você quer obter a partir do dashboard. Então, projete o dashboard de forma que qualquer pessoa visualize um panorama completo instantaneamente.

    Escolha os KPIs mais importantes

    Como o objetivo de um dashboard é ser fácil de entender e analisar, você deve escolher apenas os KPIs mais importantes para exibição.

    Uma maneira de delimitar seus KPIs importantes é decidir quais são acionáveis. KPIs acionáveis são aqueles que as pessoas podem influenciar e mudar. Mostrar esses tipos de KPIs é importante porque os profissionais estarão mais motivados a influenciá-los se acreditarem que têm o poder de alterá-los.

    Além disso, considere o resultado que você deseja obter com o dashboard. Em um departamento de marketing, por exemplo, se o objetivo for gerar mais conversões em um site, o dashboard da área deve focar em exibir o funil de leads e as taxas de conversão.

    ferramenta-dashboard-de-vendas

    Por fim, decida quem é o responsável pelo dashboard

    Embora o uso de dashboards para visualização de métricas seja ótimo porque os dados são atualizados automaticamente em tempo real a partir da integração com sistemas de CRM, ERP ou planilhas, deve haver uma pessoa na empresa nomeada como responsável por adicionar novos widgets ou fazer alterações no design.

    Se essa responsabilidade ficar com a área de TI, por exemplo, é necessário que eles estejam cientes e familiarizados com o sistema do dashboard.

    Se sua empresa depende que os profissionais insiram dados manualmente no sistema, verifique se eles estão familiarizados com esse processo para que você obtenha dados precisos no dashboard.

    Precisa de ajuda para implementar dashboards de vendas que facilitem a gestão da sua empresa? Os especialistas da Mkt4Sales podem te ajudar. Entre em contato.

     

    Texto originalmente publicado no blog da Plecto por Rikke Mathiasen.

    Fernanda Filgueiras

    Ajudo pessoas e empresas a implementar e gerenciar estratégias de vendas através das técnicas de inbound e outbound. Adepta da metodologia de design thinking para inovar e acelerar o crescimento de empresas. ____________________________________________________________________________________________ Somos pioneiros na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando conceitos de Sales Hacking, Sales Stack e Outbound Sales, ajudamos empresas a implantar uma forma de geração contínua de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Trabalhamos com dois modelos DE CONTRATAÇÃO sendo consultoria e Sales Operation: CONSULTORIA Ajudamos na Transformação Comercial de sua equipe e a montar a sua própria Máquina de Vendas. Diagnóstico para definição estratégica, implementação e acompanhamento da operação. SALES OPERATION Uma forma rápida de usufruir de uma Máquina de Vendas e já colher resultados a curto prazo. Nós fazemos por você. Geração de leads qualificados (SQL), agendamento de reuniões, acompanhamento de vendas e gestão de todo processo com indicadores.

    Recomendados:

    Ferramentas

    Implementação de CRM: evite os erros mais comuns

    Quando uma empresa adota um CRM, a expectativa é que o investimento resulte em vendas e gestão aprimorada de clientes. A...

    Ferramentas

    O que você precisa definir antes de escolher o CRM da sua empresa

    Quando falamos em aumentar vendas e ganhar escala na área comercial, ter tecnologias que apoiem esse processo é impresci...

    Ferramentas Processos

    Sales stack: 9 ferramentas para alavancar a prospecção de leads B2B

    Conheça as tecnologias que te ajudam a encontrar prospects e endereços de e-mail para você alimentar o pipeline da sua e...

    Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista