Se você está aqui, há grandes chances de que esteja buscando uma solução mais completa para aprimorar sua estratégia de vendas. Acertei?
Considerando que empresas que utilizam CRMs de forma eficiente têm 29% de aumento nas vendas e 41% de incremento na receita para cada um dos vendedores, conforme um estudo da World Metrics, acredito que você já deu o primeiro passo.
Agora, surge a dúvida: devo optar pelo Pipedrive, conhecido por sua simplicidade e eficiência na gestão de vendas, ou seguir com o HubSpot, a ferramenta mais abrangente e líder do mercado mundial?
Neste conteúdo, vamos discutir os prós e contras de cada uma para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Pipedrive é uma empresa fundada em 2010 na Estônia por Timo Rein, Urmas Purde, Ragnar Sass, Martin Henk e Martin Tajur, com foco em fornecer uma solução de CRM baseada na nuvem para vendas e gestão de contatos.
O Pipedrive é especializado em simplificar e otimizar o processo de vendas, priorizando a gestão do pipeline de vendas de maneira visual e intuitiva.
Os principais recursos do Pipedrive incluem:
HubSpot é uma empresa americana fundada em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, com sede em Cambridge, Massachusetts. A empresa oferece uma plataforma de software baseada na nuvem para marketing, vendas, serviços e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
O time por trás do HubSpot acredita no poder que o marketing tem de auxiliar as pessoas, ao invés de interrompê-las com propagandas e, por isso, foi a precursora do marketing digital, criando o conceito de inbound marketing — sim, esse conceito nasceu e se solidificou graças à HubSpot.
O HubSpot está dividido nos seguintes Hubs:
Content Hub: focado em produção de conteúdo com IA, incluindo blogs, podcasts e landing pages.
HubSpot e Pipedrive são duas ferramentas populares de CRM (Customer Relationship Management) que oferecem funcionalidades para ajudar as empresas a gerenciar leads, contatos e o pipeline de vendas.
Enquanto o HubSpot é uma plataforma All-In-One que oferece funcionalidades de CRM, marketing, vendas, operações, e commerce e atendimento ao cliente, o Pipedrive foca apenas na gestão do pipeline de vendas.
Mas, apesar disso, você pode contratar apenas o SalesHub e expandir para os outros módulos do HubSpot no futuro, se for necessário — por isso, nesse comparativo, vamos focar mais em comparar apenas esse módulo do HubSpot, deixando a comparação mais justa.
Na tabela abaixo, reunimos as principais características das ferramentas:
Funcionalidade |
Sales Hub do HubSpot |
Pipedrive |
---|---|---|
Recursos |
Gerenciamento de contas e contatos, gerenciamento de atividades de vendas, atribuição de tarefas, rastreamento e automação de e-mails e sequências, fluxos de trabalho automatizados, gerenciamento de negócios e pipeline, relatórios de vendas e dashboards, acompanhamento de receita e forecasting. |
Gerenciamento de pipeline de vendas, automação de tarefas, rastreamento de e-mails de vendas, gestão de contatos e oportunidades, relatórios de vendas básicos, acompanhamento de atividades e previsões simples. |
Preço |
Plano básico gratuito. |
Planos pagos a partir de US$14,90 por usuário/mês. |
Suporte |
Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone, e-mail e chat ao vivo. |
Suporte via e-mail e chat, com opções de suporte telefônico em planos superiores. |
Usabilidade |
Interface de usuário intuitiva, com o HubSpot Academy disponível para você estudar sobre a ferramenta. |
Interface extremamente simples e visual, fácil de aprender e usar com foco no pipeline de vendas. |
Não existe uma regra exata para saber qual ferramenta é melhor, tudo vai depender da realidade do seu negócio — e, de certa forma, das metas que você deseja atingir no futuro.
Antes de entrarmos nos detalhes comparativos de cada ferramenta, se pergunte: vou querer centralizar toda a operação em uma só ferramenta no futuro? Preciso de uma ferramenta que me atenda no que é simples hoje? Vou conseguir treinar meu time com robustez?
O HubSpot, por exemplo, vai ser mais útil para empresas que buscam um CRM completo que inclua marketing, vendas e atendimento. O Pipedrive é mais simples e focado apenas no time de vendas. Mas, ambas as ferramentas são muito intuitivas para os times.
Não é tão simples chegar a uma conclusão. Por isso, a recomendação é olhar “para dentro”: como a sua empresa está agora? Quais são as oportunidades e melhorias internas? E, também, pensar no futuro, considerando as oportunidades para o futuro. Para fazer isso, comece analisando os pontos a seguir.
Uma pesquisa da IBM mostrou que, quando o CRM é implementado de maneira correta, o ROI da empresa pode aumentar em até 245%. Por isso, não se engane: escolher entre o HubSpot ou o Pipedrive vai além da implementação da ferramenta em si e, sim, pode ser o que vai definir a cultura do seu time de vendas.
Para começar a pensar nisso, a primeira pergunta a ser feita é: qual das duas ferramentas tem uma melhor visão para a construção de um dashboard de vendas? A Máquina de vendas está bem implementada na cultura do seu time?
Além disso, qual software tem mais chances de melhorar a cultura do time de vendas e os processos de vendas da empresa? Qual seria o que melhor o time se adaptaria para termos melhores resultados?
Se necessário for, explore ambos antes de tomar a sua decisão final. O pipedrive fornece 14 dias de teste e o HubSpot possui uma versão gratuita — se, você, como um líder, tirar alguns dias para entender ambas as ferramentas, vai ficar mais fácil sentir qual seria aquela que vai engajar mais o seu time.
Ao escolher entre HubSpot ou Pipedrive, leve em consideração as integrações possíveis com outras ferramentas essenciais para o seu negócio. Ambas as plataformas oferecem uma ampla gama de integrações, mas a compatibilidade com as suas ferramentas existentes pode influenciar a escolha.
Algumas opções de Integração do HubSpot incluem: Gmail, Calendário, Slack, Teams, DocuSign, Zoom, Orgchart Hub, o próprio Pipedrive, Whatsapp, dentre muitas outras.
O Pipedrive também tem uma gama completa de integrações, que incluem: Gmail, Slack, Outlook, Zapier, Trello, Active Campaign, o Próprio HubSpot Marketing Hub, Zoom etc.
Vale dar uma olhada completa e entender quais você já usa em seu dia a dia e quais ferramentas são interessantes para implementar, para além do que você já usa.
O custo também é um fator determinante. Avalie os planos e os modelos de preços oferecidos pelo HubSpot e pelo Pipedrive, considerando não apenas o investimento mensal, mas também os custos de implementação e os custos a longo prazo conforme sua empresa cresce.
O HubSpot é mais caro à medida que você precisa de funcionalidades mais robustas, principalmente para automação e relatórios avançados. Para empresas maiores que precisam de recursos complexos e integrações entre diferentes departamentos, o custo do Sales Hub pode ser justificado.
A oferta gratuita é interessante, mas limitada. O custo pode fazer sentido se a empresa optar por entrar em um plano mais completo, incluindo marketing e costumer sucess, mantendo todos os processos em uma ferramenta só.
Já o Pipedrive é uma solução mais acessível, ideal para pequenas e médias empresas que precisam principalmente de um CRM focado em gestão de vendas e pipeline. Ele oferece uma excelente relação custo-benefício, principalmente para quem busca simplicidade e um CRM dedicado a vendas. Os planos pagos começam em um valor mais acessível que o HubSpot.
A decisão final deve refletir o que melhor se alinha com os objetivos, cultura e nuances exclusivas do seu negócio. Se possível, teste as duas plataformas e, caso não seja, entre em contato com pessoas que já utilizaram ambas para entender o que preferem.
Por aqui, como falamos antes, recomendamos a utilização do HubSpot e somos parceiros HubSpot Diamante. Por isso, se você quiser entender melhor a nossa visão sobre a ferramenta, não exite em nos chamar!