Automação de marketing é um termo que tem se tornado cada vez mais conhecido. Você já deve ter ouvido falar sobre isso, especialmente relacionado à Inbound Marketing.
É comum até que as pessoas achem que automação de marketing e Inbound Marketing são sinônimos.
Não é para menos.
De fato, as duas coisas caminham juntas e muitas ações de Inbound Marketing como a nutrição de leads, por exemplo, são viabilizadas por meio de automação.
No entanto, tratam-se de coisas diferentes e não podemos confundir os conceitos.
Entenda melhor a seguir.
Automação de marketing é a utilização de tecnologias para coletar dados, automatizar ações e processos de marketing digital.
Na prática, a automação de marketing compreende uma enorme gama de possibilidades, das mais simples às mais complexas.
Utilizamos automação de marketing, por exemplo, quando programamos publicações em redes sociais, envios de e-mail ou atualização de blog para datas futuras.
A automação de marketing aparece também quando estabelecemos uma resposta automática a um e-mail ou a uma ação prevista, como o preenchimento de um formulário ou clique em um link determinado.
Também observamos automação de marketing em mensagens transacionais de confirmação de compra, acompanhamento de pedidos e abandono de carrinho (#QuemNunca?).
Graças à evolução das tecnologias e da ciência de dados, as ações de automação de marketing têm ganhado configurações cada vez mais elaboradas.
As ferramentas atuais já permitem, por exemplo, criar regras de automação a partir de comportamentos de navegação e interesse de compra. Isso é importante porque possibilita que as comunicações de marketing sejam realizadas em escala com alto nível de personalização, aumentando a eficiência e a produtividade da área de marketing em geral.
Quando pensamos em automatizar processos, três benefícios imediatos vêm à mente: eficiência, redução de custos e controle.
Com automação de marketing não é diferente. Dentre os benefícios da estratégia, podemos destacar:
Enumeramos algumas ideias de automação de marketing para impulsionar a captação, nutrição, conversão e satisfação de leads em empresas que querem começar a utilizar esse recurso.
Priorizamos aqui trazer ideias simples que podem até mesmo ser implementadas com ferramentas de automação gratuitas.
Confira!
O primeiro passo para transformar visitantes em leads é incluir formulários no site e blog da empresa com CTAs (calls-to-action) simples para captação, como:
Em seguida, programe o envio automático de um e-mail de agradecimento para os contatos que preencherem esses formulários de inscrição.
Aproveite esse mesmo e-mail para indicar links internos de conteúdos interessantes para que o contato conheça mais sobre a empresa. Pode ser um vídeo institucional, links para artigos do blog, links para baixar materiais ricos etc.
Tenha no seu site formulários e landing pages de captação de fundo de funil. Ou seja, formulários e landing pages específicas para solicitar o contato de um profissional de vendas.
Diferente do formulário que citamos anteriormente, que continha um CTA simples de topo de funil, aqui o call-to-action deve ter um apelo comercial direto. Exemplo:
Certifique-se de exigir no formulário as informações mínimas que o vendedor necessita para qualificar a oportunidade e retornar o contato solicitado.
Em seguida, programe um processo de automação de marketing para notificar um vendedor sobre a entrada do novo lead. Se existir integração da ferramenta com o CRM, automatize também o envio da oportunidade para o sistema.
Note aqui que é imprescindível o alinhamento entre marketing e vendas para que essa ação seja eficaz e o lead receba o tratamento adequado.
É mais comum vermos o uso de automação de marketing para captação e nutrição de leads, mas o recurso também pode ser utilizado em outros momentos da vida do cliente na empresa.
Quando um lead se tornar cliente, programe o envio de um e-mail de boas-vindas e o instrua sobre quais serão os próximos passos. Complemente com a indicação de links e materiais educativos para que o cliente entenda melhor o que está por vir.
À medida que a estratégia for evoluindo, os fluxos de automação de marketing poderão se tornar cada vez mais complexos e segmentados.
É importante salientar, porém, que nenhuma ferramenta de automação vai ser eficaz sem objetivos de marketing claros e sem processos estruturados.
Por isso, antes de investir em ferramentas, dedique um tempo para analisar os objetivos do negócio, entender a jornada de compra do cliente e construir a estratégia de marketing mais eficiente para a empresa no momento.
Precisa de ajuda para otimizar a estratégia de marketing da sua empresa e implementar processos de automação de marketing assertivos? Fale com os especialistas da Mkt4Sales.