Benchmarking: como está sua geração de leads em comparação ao mercado?

Você já sentiu vontade de espiar os dados do seu principal concorrente para saber se ele está melhor ou pior do que você? Já sentiu vontade de copiar a estratégia dele só por que “sente” que ele está se saindo melhor do que você no mercado?

Bom… e se isso não for verdade?

A Leadster resolveu quebrar esse segredo e criou um Panorama de Geração de Leads no Brasil, que se propõe a diferenciar tendências reais e eficazes no marketing digital de discursos puramente comerciais. No estudo foram apresentados dados concretos para ajudar profissionais a entenderem as mudanças no mercado brasileiro de geração de leads.

A edição de 2024 inclui comparações globais, permitindo visualizar o futuro da geração de leads no Brasil em relação a outros mercados. Nesse conteúdo, reuniremos as principais informações de benchmarking do conteúdo para você!

O mercado brasileiro de geração de leads

No estudo, uma conversão é definida como a geração de um lead, ou seja, um visitante que demonstrou interesse nos produtos ou serviços oferecidos e que tem uma alta probabilidade de se tornar um cliente.

A taxa de conversão média de visitantes do site em leads no Brasil é de 3,15%.

Comparado ao ano anterior, houve uma leve queda, refletindo desafios contínuos no mercado.

Mas, o estudo mostrou que essa taxa de conversão pode variar significativamente entre os segmentos:

  • Seguros: 5,04% (maior taxa de conversão entre os segmentos estudados)
  • Jurídico: 4,81%
  • Saúde: 4,77%
  • Telefonia e Internet: 4,64%
  • Financeiro: 3,96%
  • Imóveis: 1,64%
  • Consultoria: 1,54% (a menor taxa de conversão entre os segmentos estudados)

Maturidade digital e origem de leads

O Índice de Maturidade Digital avalia a sofisticação das empresas em três áreas: Mídia Paga, Orgânico e Vendas. A média geral é 7,39, destacando-se os segmentos: financeiro (9,06), software (9,01) e consultoria (8,68). Muitas empresas ainda precisam melhorar suas integrações com CRMs e ferramentas de automação de marketing, já que apenas 42,7% utilizam essas tecnologias.

Os diferentes canais de marketing apresentam variações na eficácia de conversão:

  • Meta Ads: melhor taxa de conversão, com 3,69%
  • Google Ads: 3,22%
  • Acesso Direto: 2,39%
  • Orgânico: 2,37%

➡ O canal orgânico é responsável pelo maior volume de acessos (42,7%), mas o Google Ads gera mais leads.

Isso também justifica a mídia paga ser a estratégia preferida para geração de leads, sendo utilizada por 71% dos profissionais. Na sequência, temos o Inbound (54%), conteúdo (46%), e-mail (42%) e SEO (35%).

A geração de leads nas empresas B2B

Seguindo a tendência geral, a taxa de conversão do mercado brasileiro B2B diminuiu quando comparada ao resultado do ano passado, caindo de 2,64% para 2,47%. Os sites B2B com melhor performance tem uma mediana de 6%, enquanto aqueles de menor performance ficam em torno de 0,9%.

A maior parte dos acessos aos sites das empresas B2B tem origem em busca orgânica, representando 34,12% do total e seguida de perto pelo Google Ads, que dá origem a 31,6% das visitas.

➡ Esses números destacam a importância dos mecanismos de busca na jornada de compra B2B: 65% das visitas aos sites de empresas B2B iniciam com uma busca no Google ou algum outro buscador.

Apesar de a busca orgânica gerar a maior parte dos acessos aos sites das empresas B2B, quando o assunto é geração de leads, o Google Ads sai na frente. O canal é responsável por 29,41% dos leads gerados, contra 14,74% do orgânico e 13,68% do Meta Ads.

Crescimento do mobile

A maioria dos acessos aos sites no Brasil é feita via dispositivos móveis (66,82%). No entanto, a taxa de conversão é ligeiramente maior em desktops (3,70%) comparado a dispositivos móveis (3,33%), indicando que os visitantes ainda preferem realizar ações de conversão em um ambiente desktop.

Mas, apenas 3 dos 17 segmentos analisados ainda possuem uma proporção maior de acessos desktop: Consultoria, Tecnologia e Software, segmentos que frequentemente operam no modelo B2B.

Utilização de IA na geração de leads

Apenas 10,86% dos segmentos analisados utilizam funcionalidades com IA em seus fluxos de conversão. Isso indica que, apesar do potencial da IA, a maioria das empresas ainda não a incorporou amplamente em suas estratégias de geração de leads.

Isso acontece porque muitos profissionais de marketing ainda não se sentem confortáveis ou não têm a especialização necessária para implementar soluções de IA eficazes.

A utilização de chatbots, que frequentemente incorporam elementos de IA para interagir com visitantes do site, está em crescimento, no entanto, apenas 42,7% das empresas possuem integrações com CRMs de vendas ou softwares de automação de marketing.

Esse pode ser o principal motivo para a resistência em implementar chatbots alimentados por inteligência artificial, ferramenta já disponível no HubSpot, por exemplo.

Conclusão

Embora o mercado brasileiro de geração de leads esteja progredindo e mostrando sinais de amadurecimento, ainda há um longo caminho a percorrer!

As empresas que conseguirem adotar rapidamente novas tecnologias e integrar suas estratégias de marketing com ferramentas avançadas, principalmente com relação à inteligência artificial, terão uma vantagem competitiva significativa. A capacidade de se adaptar a um ambiente digital em rápida evolução será crucial para o sucesso contínuo.

Quer ter acesso a informações mais específicas do panorama? Acesse o estudo completo!

Percebeu que suas taxas estão abaixo do benchmarking do mercado? O time da Mkt4Sales está pronto para te ajudar a melhorar a sua conversão! Entre em contato com um dos nossos especialistas

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

Recomendados:

Geração de demanda Outbound Processo comercial Máquina de Vendas Prospecção

6 motivos porque sua Máquina de Vendas não decola (e como resolver!)

Para falarmos de Máquina de Vendas, precisamos falar de Aaron Ross e do processo que ele desenvolveu enquanto trabalhava...

Geração de demanda Máquina de Vendas

Outbound: como fazer sua estratégia de prospecção ativa funcionar

Você já revisou suas cadências diversas vezes, personalizou todo o conteúdo, ativou todos os hacks para conseguir mais l...

Geração de demanda Marketing digital Time de vendas

O que é SMarketing (+ 5 dicas para colocar em prática)

Alguns anos atrás, a jornada de compra que ia de “aprendizado e descoberta”, passando pelo “reconhecimento do problema” ...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista