HubSpot | 5 min

Top 4 fluxos de automação do HubSpot e como utilizá-los

fluxos-automacao-hubspot

Você já deve ter notado que a automação de vendas e marketing é a chave para otimizar processos e melhorar a operação. Inclusive, só na área de vendas, cerca de 30% das atividades poderiam ser automatizadas, segundo a Mckinsey.

Mas, esse mesmo estudo também mostrou que apenas 1 em cada 4 empresas tem processos automatizados na área de vendas.

Quando falamos das automações de marketing,  a utilização dessa estratégia é mais comum. Um estudo da Acened2 mostrou que 65% dos profissionais dessa área já utilizam, pelo menos, e-mails automatizados.

Mas, outro ponto importante também é mostrado no estudo da Acened2: 39% dos profissionais que responderam à pesquisa afirmaram que não existe treinamento e conhecimento o suficiente sobre as ferramentas e opções para que eles possam implementar.

Nesse ponto, o HubSpot é um grande facilitador: com opções de fluxos de automação prontos, você consegue, com apenas um clique, criar fluxos de automação e dashboards. Nesse conteúdo, explicaremos um pouco mais sobre como utilizar as automações do HubSpot.

O que é fluxo de automação?

O dicionário Michaelis define automação como: “1. Ato ou efeito de automatizar; 2. Sistema constituído por dispositivos mecânicos ou eletrônicos destinado à operacionalização e controle dos processos de produção, que dispensa a intervenção direta do homem.”

Por isso, quando falamos de fluxos de automação, precisamos relembrar esse conceito. No caso dos fluxos, eles são responsáveis por controlar atividades e fazer com que elas sejam enviadas de maneira automática para diversos contatos.

O HubSpot, por exemplo, define os fluxos de automação como: “processos organizados via software que automatizam atividades repetitivas relacionadas ao marketing da empresa.”

Isso significa que quando estamos aplicando esse conceito a área de vendas, marketing ou até mesmo atendimento ao cliente, a automação será responsável por executar atividades sem a necessidade de ter um responsável atuando ativamente naquela operação.

Automações podem ser responsáveis por: publicar em redes sociais no horário determinado, disparar e-mails, manter um relacionamento com a base de clientes, criar atividades de follow up e workflows. Além disso, quando falamos em automatizar, três principais benefícios que costumam aparecer são: aumento da eficiência, redução de custos e agilidade nos processos.

Top 4 fluxos de automação do HubSpot e como utilizá-los

Como falamos no começo desse post, além da possibilidade de criar fluxos do zero no HubSpot, você também pode utilizar os fluxos já pré-criados na ferramenta. Aqui, nós separamos os 4 melhores para você conhecer:

1. Definir um perfil de cliente ideal

Como toda estratégia de marketing e vendas inicia com a definição de um ICP, é por esse fluxo que começaremos a falar. Antes de trabalhar com esse modelo, é preciso definir, de fato, qual é o seu perfil de cliente ideal.

A partir disso, entender quais são os dados mais importantes para coletar dos clientes, desde número de funcionários até o cargo da empresa. Para o fluxo começar, o gatilho é o envio de todas as informações que mostram que um contato  está ou não no seu ICP.

Através da lógica de ramificação se/então, você define quais as próximas ações que deverão ser tomadas a partir desse momento. Por exemplo:

  1. Verificar se o lead é: Gerente, Diretor ou supervisor de vendas;
  2. Verificar se a empresa do lead possui mais de 30 funcionários;
  3. Ramificação se/então: se sim, enviar uma notificação para o time de BDRs e adicionar o fluxo “Educação para levantada de mão”;
  4. Ramificação se/então: se não, adicionar a lista “fora do ICP”.


2. Estimular primeiras conversões

Um lead converteu em um formulário do seu site, e agora?

Nesse fluxo é possível preparar os próximos passos desse lead, criar uma sequência de novas atividades para ele percorrer e, conforme o engajamento, até mesmo encaminhar já para uma abordagem de qualificação.

Você pode criar mais de um fluxo de primeira conversão, considerando os  diferentes formulários  que o lead pode preencher. Ou, até mesmo, apenas considerar qual foi a fonte de entrada desse lead, por exemplo: se ele veio de um site de referência, das redes sociais ou entrou diretamente pelo seu site.

Por exemplo:

  1. Verificar se o número de envios de formulário é 1 e se o lead é de redes sociais;
  2. Aguardar três dias;
  3. Enviar e-mail 1: Boas-vindas ao site e confirmação das preferências de recebimento;
  4. Aguardar três dias;
  5. Enviar e-mail 2: Material exclusivo para novos assinantes, totalmente gratuito.


3. Criar e atribuir tarefas

Quando um novo negócio é criado, você pode atribuir automaticamente as tarefas que precisam ser executadas no pipeline a uma pessoa da equipe. Assim, fica tudo mais organizado e garante que nenhum prospect será perdido. Por exemplo:

  • Verificar se a data de criação de um negócio é conhecida;
  • Crie a tarefa “agendar reunião” a um proprietário do negócio;
  • Espere 3 dias;
  • Crie a tarefa “agendar follow up”  a um proprietário do negócio;
  • Notificar um BDR sobre um lead.

A partir de gatilhos iniciais, você pode criar tarefas para que seus colaboradores lembrem-se de completar atividades importantes para o bom desempenho do time. Por exemplo: quando um lead solicitar atendimento, uma tarefa é criada automaticamente para um dos seus BDRs.

Esse gatilho não precisa ser apenas quando o atendimento for, de fato, solicitado. Caso o lead apenas tenha entrado em uma URL importante — um “solicite um orçamento”, por exemplo —  o proprietário do contato já recebe essa notificação.

O fluxo poderia ficar:

  1. Se lead visitar a url ‘solicite um orçamento’;
  2. Envie uma notificação interna para o proprietário do contato;
  3. Aguarde 3 dias;
  4. Envie uma segunda notificação de follow up para o proprietário do contato.


4. Envolver-se novamente com leads frios

Aproveite para se comunicar novamente com uma base de contatos que está “parada”. Você pode colocar como gatilho o tempo decorrido desde que o lead preencheu um formulário e, a partir daí, criar uma estratégia que faça com que esse contato se torne engajado novamente na sua base.

Você pode, nesses e-mails, compartilhar uma nova atualização do seu produto, por exemplo. Ou, enviar um material rico para o lead fazer o download. O fluxo pode ficar:

  1. Verifique se a última vez que um lead preencheu um formulário foi há mais de 90 dias;
  2. Aguarde 3 dias úteis;
  3. Envie o “E-mail 1” para o lead;
  4. Aguarde 7 dias;
  5. Se o lead abrir esse e-mail 1, envie o e-mail 2.

Não esqueça que você pode contar com a Mkt4Sales para estruturar essa estratégia. Basta entrar em contato com um de nossos especialistas.

Categorias

HubSpot

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

HubSpot

Tudo sobre a integração do HubSpot com o WhatsApp

Você sabia que pode estar perdendo receita por não implementar uma estratégia de marketing e vendas multicanal? Isto é: ...

CRM Gestão de vendas HubSpot

HubSpot vs. Salesforce: qual CRM é melhor para sua empresa?

Em um determinado momento do crescimento de todas as empresas, surge a necessidade de aprimorar e acompanhar melhor os p...

Cases de sucesso HubSpot

Brivia: 7x mais oportunidades de vendas com HubSpot

Sobre a Brivia A Brivia é uma creative smartech, empresa de marketing e tecnologia que conecta design de experiência, co...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista