O que são e como utilizar formulários inteligentes no HubSpot

formularios-inteligentes-hubspot

Ao iniciar um planejamento de marketing e vendas, é comum que a equipe dedique tempo para criar uma oferta que atraia visitantes ao site. No entanto, muitas vezes a parte mais sensível da etapa de conversão é negligenciada: quais informações solicitar ao visitante no formulário.

Isso porque é sempre uma questão: quais informações podemos perguntar sem cansar os visitantes X quais informações realmente são necessárias para qualificar os leads que chegam.

Por isso, a principal recomendação é a utilização dos formulários inteligentes.

De acordo com um estudo da HubSpot, os formulários inteligentes podem aumentar a conversão de leads em até 80% em comparação com os formulários convencionais. Isso ocorre porque os formulários inteligentes personalizam a experiência do usuário, mostrando apenas as perguntas relevantes e evitando que os visitantes abandonem a página devido a um formulário longo e complexo demais.

Continue lendo para entender o que são e como começar a usar formulários inteligentes em suas landing pages.

O que são formulários inteligentes?

Formulário inteligente é uma ferramenta avançada de geração de leads que se adapta dinamicamente às informações já fornecidas pelo visitante em suas interações anteriores com sua empresa.

Com essa funcionalidade, os formulários se tornam dinâmicos, mudando conforme as informações que já foram fornecidas pelo usuário — o que torna a experiência de preenchimento mais personalizada e intuitiva.

Por exemplo, se um visitante já for um lead conhecido, o formulário consegue omitir as perguntas que ele já respondeu em visitas anteriores e solicitar informações adicionais — que ainda não foram fornecidas. Isso não apenas economiza o tempo do visitante, como também aumenta as chances de obter outras informações que podem ajudar no enriquecimento e na qualificação dos contatos.

Essa capacidade de personalização também permite que as páginas se adaptem à jornada de compra do cliente, apresentando perguntas e campos diferentes conforme o estágio em que o visitante se encontra no funil de vendas.

Isso significa que um visitante que ainda está no estágio de conscientização pode ser solicitado a fornecer informações básicas, enquanto um visitante que está mais avançado no funil pode ser questionado sobre suas necessidades específicas ou interesses de compra.

banner-guia-de-icp

3 benefícios de utilizar os formulários inteligentes

Como já falamos anteriormente, o principal objetivo do formulário inteligente é a capacidade de aumentar a captação de leads e a quantidade de dados que é possível coletar dos contatos. Mas, além disso, com eles você pode:

1. Personalizar e experiência do usuário

Imagine que você tem um contato assíduo na sua página — que realmente gosta do seu conteúdo e quer consumir ainda mais do que você publica. O ideal é que, ao longo da própria jornada de consumo, esse lead vá preenchendo as informações que fazem sentido sem ter que perder tempo com longos formulários desnecessários.

Além disso, se sua empresa atender vários segmentos, você também pode personalizar a experiência do lead conforme as informações que precisa de cada um deles — afinal, eles têm realidades diferentes e você pode solicitar informações diferentes para entender melhor o cenário de cada um.

2. Coletar dados mais precisos

Os formulários inteligentes ajudam a coletar dados mais precisos sobre seus leads. Isso ocorre porque as perguntas podem ser adaptadas conforme as informações que já foram fornecidas, reduzindo a quantidade de informações duplicadas ou irrelevantes solicitadas aos leads.

Além disso, faz com que eles tenham menos informações para preencher por vez, ajudando na inserção de informações corretas.

3. Automatizar o processo de qualificação de leads

Os formulários inteligentes também ajudam a automatizar o processo de qualificação de leads.

Com base nas informações coletadas, você consegue categorizar automaticamente os leads em diferentes perfis e estágios do funil de vendas. Isso significa que você pode priorizar leads com maior probabilidade de conversão e concentrar seus esforços de vendas onde eles serão mais eficazes.

Além disso, você também pode usar o lead scoring e as informações preenchidas como critério para acelerar o atendimento de contatos que têm mais dados disponíveis para qualificação.

Como criar um formulário inteligente no HubSpot?

Antes de entender como criar um formulário inteligente no HubSpot, você precisa saber quais informações podem ser utilizadas como regra inteligente nos formulários.  

Esse artigo da base de inteligência do HubSpot explica que você pode usar como critério regras como o País do visitante do site (definido pelo endereço de IP), o tipo de dispositivo, a origem do visitante (se orgânico, direto, redes sociais, por exemplo).

Além disso, caso o seu contato já esteja na sua base do HubSpot, é possível personalizar o formulário com base na fase do ciclo de vida, listas de contato que ele está presente ou, simplesmente, pelas informações que você já coletou anteriormente.

Existem três tipos de configurações inteligentes que você pode utilizar nos formulários HubSpot para torná-los mais eficientes:

1. Regras inteligentes

As regras inteligentes permitem personalizar o formulário exibido dependendo do visitante do seu site. Você pode, por exemplo, exibir diferentes formulários ou opções de formulário de acordo com o país de origem do visitante ou estágio do ciclo de vida em que ele se encontra.

Para isso, você precisará acessar a landing page ou página do seu site em que você quer customizar o formulário dentro do HubSpot. Em seguida, clique em "Editar" e, no editor de conteúdo, clique no módulo de formulário. No painel esquerdo, selecione "Regras inteligentes" e escolha o critério que deseja usar para definir suas regras inteligentes de conteúdo.

regras-inteligentes-hubspot

As opções, conforme os critérios que falamos anteriormente, vão estar disponíveis para você customizar nessa página.

2. Campos progressivos

Se você deseja coletar informações mais detalhadas sobre seus leads, sem necessariamente optar por regras inteligentes nas landing pages, uma opção é utilizar campos progressivos em seus formulários.

Os campos progressivos são aqueles que ficam “em espera” e aparecem no lugar de um campo prioritário já preenchido pelo lead. permitindo que você colete informações complementares a cada formulário preenchido, sem precisar perguntar tudo de uma vez em formulários muito extensos.

Para configurar essa funcionalidade, acesse o construtor de formulários e adicione os campos que deseja que apareçam após o preenchimento das informações mais importantes. Esses campos adicionais podem ser incluídos na seção de "campos progressivos em espera".

campos-progressivos-hubspot

Assim, ao preencher o formulário inicial, o visitante será apresentado a esses campos adicionais progressivamente, à medida que continua a interagir com suas páginas. Depois disso, passe o mouse nos campos do formulário que você selecionou como primários, clique em “lógica” e selecione “substituir por campo progressivo na fila”.

opcoes-campos-progressivos-hubspot

Essa abordagem é boa por ser mais simples de executar e também ajudar a coletar informações mais detalhadas sobre seus leads, sem sobrecarregá-los com um formulário muito longo de uma só vez.

Dica: Ao construir formulários, você também pode bloquear envios inválidos e envios de domínios de e-mail que você não confia — ou que não são corporativos.

3. Campos dependentes

Outra forma de criar formulários inteligentes no HubSpot é utilizando campos dependentes. Ou seja, campos adicionais que aparecem de acordo com a resposta a um campo anterior. Com essa funcionalidade, você pode, por exemplo, perguntar aos visitantes se eles desejam receber contato comercial e, se sim, por qual meio eles preferem ser contatados - e-mail, whatsapp, telefone.

Para configurar campos dependentes em um formulário HubSpot, acesse o construtor de formulários, clique em “editar” no campo no qual deseja adicionar os campos dependentes, e defina a regra de direcionamento para seu campo dependente na sessão “lógica”.

campos-dependentes-hubspot

Conclusão

Em resumo, os formulários inteligentes são uma ferramenta valiosa para aprimorar sua estratégia de geração de leads. Com os benefícios dos formulários inteligentes, você pode criar uma experiência mais agradável para seus visitantes e, ao mesmo tempo, obter informações valiosas que podem ajudar a segmentar e nutrir seus leads de maneira mais eficaz.

Não se esqueça que a Mkt4Sales pode te ajudar a montar a sua estratégia de Marketing Digital e estruturar as melhores maneiras de coletar os contatos, selecionando e configurando o melhor conjunto de tecnologias de marketing para otimizar a operação.

Quer entender melhor como podemos ajudar? Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

Geração de demanda Marketing digital Time de vendas

O que é SMarketing (+ 5 dicas para colocar em prática)

Alguns anos atrás, a jornada de compra que ia de “aprendizado e descoberta”, passando pelo “reconhecimento do problema” ...

Geração de demanda Marketing digital Inbound Marketing

As estratégias de branding B2B que ajudam sua empresa a vender mais

Pode parecer estranho começar esse conteúdo com essa pergunta, mas… Você já ouviu falar do “present participle” do inglê...

Marketing digital

DBM: entenda o que é e como usar Database Marketing

Todos os dias, nós, como empresas, estamos em uma busca cada vez mais acirrada pela atenção do público. Para se ter idea...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista