HubSpot vs. Salesforce: qual CRM é melhor para sua empresa?

hubspot-vs-salesforce

Em um determinado momento do crescimento de todas as empresas, surge a necessidade de aprimorar e acompanhar melhor os processos internos na área de vendas, principalmente quando estamos falando de vendas complexas. Normalmente, nesse ponto, ou as empresas estão saindo das planilhas ou decidem melhorar os softwares que já usam em seus processos.

Ao pesquisar, a conclusão é sempre a mesma: o HubSpot e o Salesforce são os líderes do mercado, então qual escolher? Bom, existem algumas diferenças importantes entre as duas plataformas que podem fazer com que uma seja mais adequada para sua empresa do que a outra.

Neste artigo, exploraremos como o HubSpot e o Salesforce funcionam para ajudar você a tomar a melhor decisão para sua empresa.

Como funciona o HubSpot?

O HubSpot é uma plataforma all-in-one composta por cinco hubs: CRM, Marketing, Vendas, Serviços e Operações, incluindo um CMS. Fundada em 2006, a empresa é a precursora do conceito de "inbound marketing" —  que se concentra em atrair, envolver e encantar os clientes em vez de adotar estratégias tradicionais de marketing.

Por ser uma ferramenta que pode ser utilizada pelos times de Marketing, Vendas e Customer Success, com ela é possível ter, em apenas um lugar:

  • Toda a base de dados dos clientes integrada entre as áreas, sem risco de perder informação ao longo do processo e das passagens de bastão;
  • Automatizar tarefas do dia a dia, evitando erros humanos e permitindo ganho de produtividade em toda operação;
  • Realizar um pós-venda eficaz, com base no histórico de interações com o cliente durante o momento da venda e ao longo de todo ciclo de vida;
  • O CRM na palma da mão, por meio de um aplicativo mobile, podendo ser atualizado sempre que necessário sem a necessidade de abrir o computador para isso.

Como funciona o Salesforce?

O Salesforce também é uma solução robusta que abrange diversas áreas de negócios, desde vendas e serviços, até marketing e análise. A plataforma oferece uma visão 360 graus dos clientes, facilitando a gestão do ciclo de vida. Fundada em 1999, a Salesforce é uma das maiores e mais conhecidas empresas de software de CRM do mundo.

Porém, dificilmente vemos um time de marketing utilizando o Salesforce como ferramenta principal porque ela oferece um foco mais amplo em toda a gestão do relacionamento com o cliente — diferente do HubSpot. Por isso, no geral, é uma ferramenta mais voltada para o time de vendas.

Salesforce Sales Cloud x HubSpot Sales Hub

Enquanto o hub focado em vendas do HubSpot é chamado de HubSpot Sales Hub, o hub focado em vendas do Salesforce é o Sales Cloud. As duas ferramentas são bem semelhantes e oferecem os mesmos recursos principais, como:

  • Gerenciamento de contatos: permite armazenar e gerenciar informações de clientes e prospects, incluindo dados pessoais, profissionais, atividades e notas.
  • Funil de vendas: ajuda a organizar o processo de vendas, desde a prospecção até o fechamento.
  • Automação de vendas: permite automatizar tarefas repetitivas, como o envio de e-mails e a criação de relatórios.
  • Relatórios: fornece insights sobre o desempenho da equipe de vendas, incluindo taxas de conversão, tempo de ciclo de vendas e receita.

Mas, são nas diferenças que conseguimos entender o desempate entre as duas. Nessa tabela, fizemos um comparativo simples das duas ferramentas:

Qual é melhor, HubSpot ou Salesforce?

Essa é a “pergunta de milhões”, mas a resposta para ela depende das necessidades específicas da sua empresa. Por aqui na Mkt4sales, valorizamos a simplicidade e a integração perfeita entre marketing, vendas e serviços, por isso, para nós o HubSpot é a escolha ideal para as empresas que buscam ganho de eficiência.

É importante lembrar que o Salesforce existe há mais tempo que o HubSpot e sua gama de serviços é impressionante. Mas, de certa forma, o HubSpot supera o Salesforce, principalmente porque ele oferece mais integração do que o Salesforce — permitindo um trabalho mais alinhado com outras ferramentas da empresa. Outro ponto importante é que, por ser mais simples, o HubSpot é mais fácil de usar e implementar.

Por outro lado, se a personalização avançada e a escalabilidade são prioridades, o Salesforce acaba entrando como uma das opções mais adequadas para a empresa. Inclusive, existe uma integração nativa entre o HubSpot e o Salesforce. O que permite utilizar as duas plataformas, sendo uma para vendas e outra para marketing, por exemplo.

Em termos de orçamento, o Salesforce pode ser uma decisão financeira mais inteligente se você acha que equilibrar as contas pode se tornar difícil no futuro, mas o HubSpot é gratuito para começar.

Como decidir o que mais faz sentido para sua empresa?

Chegar a uma conclusão satisfatória é desafiador. Por isso, a recomendação é pensar no futuro e considerar as oportunidades para melhorar os processos internos da sua empresa, as integrações possíveis com outras ferramentas e o custo envolvido. Para fazer isso, comece analisando:

1. Considere as oportunidades de melhoria nos processos

Uma pesquisa da IBM mostrou que, quando o CRM é implementado de maneira correta, o ROI da empresa pode aumentar em até 245%. Por isso, não se engane: escolher entre o HubSpot ou o Salesforce vai além da implementação da ferramenta em si - pode ser uma oportunidade para “virar o jogo” da sua empresa e garantir uma oportunidade de melhoria.

Para considerar isso, se pergunte: como é a estratégia de máquina de vendas que o seu time usa? Qual das duas ferramentas tem uma melhor visão para a construção de um dashboard de vendas? A máquina de vendas está bem implementada na cultura do seu time?

Nova call to action

Normalmente, a implementação de um novo software abre margem para o início de uma nova cultura para o time de vendas — tanto na aplicação da estratégia quanto nos novos hábitos do time. Por isso, mesmo que a implementação esteja pronta, essa não é uma mudança que acontece do dia para a noite.

Por fim, a pergunta que precisa ser respondida é: qual software tem mais chances de melhorar a cultura do time de vendas e os processos de vendas da empresa? Qual seria o que melhor o time se adaptaria para termos melhores resultados?  

2. Avalie as integrações possíveis

Ao escolher entre HubSpot ou Salesforce, leve em consideração as integrações possíveis com outras ferramentas essenciais para o seu negócio. Ambas as plataformas oferecem uma ampla gama de integrações, mas a compatibilidade com as suas ferramentas existentes pode influenciar a escolha.

Algumas opções de Integração do HubSpot incluem: Gmail, Calendário, Slack, Teams, DocuSign, Zoom, Orgchart Hub, Pipedrive, Whatsapp, dentre muitas outras. Vale uma olhada completa no Ecossistema do HubSpot.

Já no Salesforce, a melhor maneira de integrar informações é via API, utilizando ferramentas para apoiar essa integração. Entretanto, alguns softwares como o Slack também possuem integração nativa com o Salesforce.

3. Compare o custo total de implementação e uso

O custo também é um fator determinante. Avalie os planos e os modelos de preços oferecidos por HubSpot e Salesforce, considerando não apenas o investimento mensal, mas também os custos de implementação e os custos a longo prazo, conforme sua empresa cresce.

Isso porque, por exemplo, você consegue começar a usar o HubSpot gratuitamente, enquanto o Salesforce custaria US$25 por usuário, mas no longo prazo o HubSpot pode acabar saindo mais caro — US$45 por usuário, dependendo do plano que sua empresa precisar e do tamanho da equipe. Por outro lado, o Salesforce, por ser uma ferramenta mais complexa para implementação, costuma exigir mais horas de implementação e uma consultoria especializada para qualquer ajuste e manutenção.

Por isso, avalie bem o custo total dos planos oferecidos por ambas as empresas e as funcionalidades relacionadas a esses planos. Para ajudar, aqui estão as opções de preço do HubSpot e as opções de preço do Salesforce.

Conclusão

A decisão final deve refletir o que melhor se alinha com os objetivos, cultura e nuances exclusivas do seu negócio. Se possível, teste as duas plataformas e, caso não seja, entre em contato com pessoas que já utilizaram ambas para entender o que preferem.

Por aqui, como falamos antes, recomendamos a utilização do HubSpot e somos parceiros HubSpot Diamante. Por isso, se você quiser entender melhor a nossa visão sobre a ferramenta, não hesite em nos chamar

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

CRM HubSpot

Tudo sobre o ChatSpot: a ferramenta de IA do HubSpot

Seu time já vem conversando sobre como melhorar a produtividade com IA?

CRM HubSpot

As 11 configurações iniciais para começar a usar HubSpot

Um dos principais fatores para ter sucesso na implementação de um CRM é o planejamento cuidadoso. E isso acontece, princ...

CRM Indicadores e resultados Gestão de vendas

Dashboard de vendas: cinco coisas a considerar antes de começar a usar

Então você decidiu que quer começar a criar um dashboard de vendas? Ótimo! Dashboards são a maneira perfeita de visualiz...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista