HubSpot | 5 min

Tudo sobre a integração do HubSpot com o WhatsApp

integracao-whatsapp-hubspot

Você sabia que pode estar perdendo receita por não implementar uma estratégia de marketing e vendas multicanal? Isto é: você precisa estar em todos os canais que o seu cliente usa e isso, definitivamente, inclui o WhatsApp - mais de 96% dos brasileiros afirmam terem uma conta no canal, conforme a Statista, o que torna a ferramenta indispensável na comunicação.

É por isso que ir além do e-mail tornou-se essencial. Não é à toa que o HubSpot, como uma das principais ferramentas de CRM do mercado, já possui uma integração nativa com o WhatsApp para fortalecer as estratégias de marketing e vendas.

Neste conteúdo, vamos explorar essa integração e como isso afeta o relacionamento com os clientes, tanto no inbound marketing, quanto na prospecção fria.

Passo a passo para utilizar o WhatsApp no HubSpot

Se você já usa um CRM, mesmo que não seja o HubSpot, sabe o quanto é prejudicial ter os seus vendedores utilizando o próprio número pessoal para falar com os prospects. Afinal, dentre muitos problemas, a perda de dados e de confiabilidade no que está sendo colocado no CRM são os principais.

Com a integração do HubSpot com o WhatsApp, é possível conectar a conta comercial que a empresa possui no WhatsApp à caixa de entrada compartilhada no HubSpot. Dessa forma, é possível se comunicar com os prospects e clientes pelo WhatsApp através do HubSpot e, ao mesmo tempo, utilizar os dados no CRM do HubSpot.

Nas palavras do próprio time do HubSpot durante o anúncio da integração:  

“Estamos lançando um conjunto de recursos altamente integrados, incluindo a caixa de entrada unificada, automação e personalização que nossos clientes adoram em nossos Hubs de Marketing e Serviços. Com a plataforma profundamente conectada da HubSpot, todas as suas conexões são mensuradas automaticamente para que você possa acompanhar a eficácia e fazer ajustes para maximizar seu ROI. Estamos empolgados em oferecer isso aos nossos clientes em todo o mundo hoje.”

Para ficar mais claro, a integração ocorre por meio do WhatsApp Business API, uma ferramenta que oferece uma integração nativa para clientes dos Hubs de Marketing e Serviços a partir do nível Profissional.

O passo a passo é:

  1. Criar uma conta no WhatsApp Business, caso ainda não tenha uma.
  2. Solicitar o acesso ao WhatsApp Business API, entrando em contato com o WhatsApp, e seguindo os procedimentos para configurá-la.
  3. Integrar com o HubSpot, utilizando as ferramentas disponíveis para conectar sua conta do WhatsApp Business à plataforma.
  4. Pronto: comece a configurar as suas automações e gatilhos.

Uma vez configurada, o HubSpot oferece funcionalidades para gerenciar a conta do WhatsApp, incluindo acesso e gestão das mensagens na caixa de entrada compartilhada, segmentação de clientes com mensagens automatizadas e visualização de todas as conversas no CRM da HubSpot.

Mas, o CRM para WhatsApp vale a pena?

Bom, se você pensa em otimizar o dia a dia do seu time, tanto de marketing quanto de vendas, aumentar a eficiência e reduzir custos, então sim! Vale a pena. Para além de aumentar a governança e ter acesso aos dados das conversas, também será possível automatizar as mensagens enviadas com os templates.

Por exemplo: você pode colocar em uma cadência, uma ligação e, caso a chamada não seja atendida, preparar um template posterior que já enviará uma mensagem de follow up. Isso ajuda, além de tudo, a melhorar a conversão das ligações frias.

Além disso, você também conseguirá criar relatórios, listas de segmentação e acionar automações de fluxo de trabalho com base no conteúdo das mensagens do WhatsApp.

3 motivos para não deixar os seus vendedores usarem o WhatsApp pessoal

Se seu time já utiliza o WhatsApp no dia a dia da empresa, provavelmente você já entendeu alguns dos riscos, mas vale reforçar que:

  1. Não existe controle e segurança dos dados compartilhados: o uso do WhatsApp pessoal pode comprometer a segurança das informações dos clientes, afinal, não só documentos podem ser compartilhados pelo canal, mas também senhas e outras informações importantes.
  2. Falta de rastreamento: imagine o tópico anterior e, um dado importante de um cliente vazou para a internet. Como isso está fora do alcance do CRM, como saber quem foi a pessoa que fez o compartilhamento indevido? Como saber se, de fato, foi culpa da sua empresa? Com o WhatsApp pessoal, os vendedores compartilham apenas o que veem de interessante no CRM, dificultando o acompanhamento e análise.
  3. Falta de padrão: a comunicação está sendo seguida de maneira padrão? Integrar o WhatsApp ao HubSpot permite padronizar e controlar a comunicação, ou seja, você vai saber o teor das mensagens, se elas estão seguindo a estratégia, o template padrão, etc.

3 dicas de como usar o WhatsApp no HubSpot

A principal coisa que você precisa lembrar é que o WhasApp no CRM existe para garantir a multicanalidade das suas comunicações, tanto de marketing, quanto de vendas. Dito isso, lembre-se que normalmente essa ferramenta é utilizada de maneira pessoal pelas pessoas, diferente do e-mail em que podemos priorizar o endereço corporativo.

Com isso em mente, por meio da integração entre HubSpot e WhatsApp, você pode:

1- Enviar mensagens em fluxos de nutrição ou cadências

72% dos consumidores dizem que prefeririam se conectar com empresas e marcas por meio de uma abordagem multicanal, conforme a Zipdo. Por isso a ideia aqui é manter a multicanalidade! Considerando um fluxo de candência de marketing ou de vendas, há três maneiras de incluir o WhatsApp nele:

  • Como um canal de follow up: primeiro, você faz uma ligação para um prospect e, em seguida, envia uma mensagem de follow up da ligação. Se a pessoa atender, a mensagem de acompanhamento falará sobre a ligação. Caso não atenda, seria uma apresentação + o aviso de tentativa de ligação.
  • Como um canal primário: a ideia é incluir o WhatsApp na cadência como o primeiro local que você tenta contato. Por exemplo: você pode enviar uma mensagem de apresentação sua em que o objetivo dela seria agendar uma primeira ligação.
  • Um canal espelho de outro: por aqui, não recomendamos repetir uma mesma comunicação em diversos canais, mas, alguns times usam o WhatsApp como um espelho do que é enviado por e-mail, por exemplo. Neste caso, co invés de enviar um follow, a mensagem seria: “Te enviei um e-mail que falava sobre….”

2- Iniciar conversas automaticamente

Falamos no tópico anterior sobre as maneiras de incluir o WhatsApp em um fluxo de cadência, mas você pode usar a ferramenta para, de fato, começar conversas automaticamente — e daí, só precisa se preocupar em responder.

Aqui, recomendamos criar e testar (muito) templates-padrão e colocar a sua cadência para enviar essas informações automaticamente. Não se esqueça de mensurar resultados, considerando principalmente a taxa de resposta da mensagem.

3- Avaliar as conversas dos vendedores em grupo

Assim como a escuta de ligações, que ocorre quando o time faz uma reunião de vendas voltada a escutar as ligações dos vendedores, é possível criar uma rotina similar para revisar e otimizar o fluxo de mensagens no WhatsApp. Ela servirá para corrigir pontos de melhorias e trazer uma oportunidade do time aprender exemplos do que fazer.

Você pode seguir o mesmo roteiro que utiliza para avaliar as ligações, com as etapas:

  • Abertura da conversa
  • Investigação
  • Introdução à solução
  • Agendamento da reunião

E, em cada ponto, entender como o time se saiu e ajudar outras pessoas do time a aprenderem mais é crucial para o sucesso. Lembrando que, sem o WhatsApp no HubSpot provavelmente você nem terá acesso a essas informações.

Se você precisar de ajuda, não hesite em chamar o time da Mkt4Sales para implementar na sua empresa as ferramentas necessárias para viabilizar essa estratégia.

Categorias

HubSpot

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

CRM HubSpot

HubSpot vs. RD Station: como escolher a melhor ferramenta

Se você está aqui, das duas uma: ou está pensando em migrar do RD Station para o HubSpot, ou está procurando ganhar mais...

CRM Gestão de vendas HubSpot

HubSpot vs. Salesforce: qual CRM é melhor para sua empresa?

Em um determinado momento do crescimento de todas as empresas, surge a necessidade de aprimorar e acompanhar melhor os p...

Cases de sucesso HubSpot

Brivia: 7x mais oportunidades de vendas com HubSpot

Sobre a Brivia A Brivia é uma creative smartech, empresa de marketing e tecnologia que conecta design de experiência, co...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista