Negociação | 4 min

5 dicas de negociação para vender mais

Mesmo sem perceber, estamos envolvidos em negociações todos os dias. Negociamos desde crianças a hora de dormir, o prazo de entrega do trabalho de escola, a hora de voltar para casa depois do passeio com os amigos e muitas outras situações. Na vida adulta, seguimos negociando: o salário no novo emprego, a responsabilidade pelos afazeres domésticos, o preço de uma nova aquisição.

Para os profissionais de vendas consultivas, as habilidades de negociação têm um peso ainda maior. Nessa etapa o negócio está prestes a ser fechado – o vendedor já prospectou, já fez o 1º contato, já investigou as dores e necessidades do prospect, apresentou soluções, estreitou o relacionamento, fez follow-ups, apresentou a proposta e agora é preciso negociar os termos para chegar no melhor resultado para ambas as partes.

É o momento que o vendedor precisa ser flexível na medida certa e manter o controle do processo para que a venda não escape por entre os dedos. Neste artigo, listamos 5 dicas de negociação para tornar essa etapa do processo comercial mais fluida e assertiva. Confira!

1- Construa uma proposta assertiva

O primeiro passo para uma negociação bem-sucedida é apresentar uma proposta coerente com as necessidades e desejos apresentados pelo prospect.

Dessa forma, no momento da negociação, o prospect vai sentir que suas necessidades foram compreendidas e que a proposta é condizente com a solução que ele precisa, mesmo que sejam necessários alguns ajustes.

Para isso, certifique-se de fazer uma boa investigação prévia. Se no momento de estruturar a proposta você perceber que faltou alguma informação, faça um novo contato para esclarecer. É melhor perguntar do que fazer uma proposta incoerente que faça o prospect desistir da negociação.

A ideia não é vender os seus serviços, mas sim a solução ideal para o seu prospect. Portanto, ao apresentar a proposta, crie valor com cases de sucesso e mostre como seu serviço irá ajudá-lo no problema que ele enfrenta hoje. 

Outro fator de relevância é em relação ao preço. Tenha conhecimento da precificação praticada pelos seus concorrentes e saiba como você se posiciona relativamente, considerando a sua proposta de valor. 

2- Defina objetivos

Ter objetivos bem definidos é outro fator importante para uma negociação mais eficiente. Ao iniciar uma negociação, tenha clareza de onde você quer chegar com ela.

O seu principal objetivo, por exemplo, pode ser fechar um contrato de 12 meses ou prorrogar um contrato de um cliente existente por mais um ano, com aumento de 15%.

É importante mapear também os objetivos do comprador na negociação e entender quais termos da proposta são mais importantes para ele. Talvez ele queira chegar em um determinado preço ou talvez não queira se comprometer com um contrato tão extenso. 

Entender esses fatores com clareza te ajudará a se preparar para objeções e definir onde vale a pena ser flexível.

Nova call to action

3- Identifique os stakeholders e o tomador de decisão

Esteja preparado para ter outras pessoas com poder de influência sobre o que o negociador pode oferecer e aceitar.

Por isso, é muito importante identificar o papel e responsabilidades de cada stakeholder. Identifique e liste todos que podem influenciar no sucesso da venda.

Procure classificar os envolvidos pelo seu grau de poder, influência, impacto e interesse e prepare-se para lidar com as necessidades e objeções que cada um possa apresentar. 

Alguns exemplos de stakeholders na empresa de podem impactar no fechamento da venda:

  • Sócio
  • Investidor
  • Marketing Interno
  • T.I
  • Diretor Comercial
  • Financeiro

4- Escute com atenção e faça perguntas

Os melhores negociadores são aqueles que sabem ouvir.

Durante a negociação, freie o impulso de controlar a conversa e expor incansavelmente os seus argumentos e posição. Ao invés disso, ouça o outro lado, procure entender o que é importante para o prospect, quais limitações ele possui e onde ele pode ser flexível. Só então formule uma resposta apropriada.

A dica aqui é: utilize a metodologia Spin Selling para conduzir as perguntas e entender os desejos do prospect nessa etapa de negociação.

Pratique a empatia, crie conexão (lembre-se do rapport) e mantenha as necessidades do seu cliente no centro da conversa.

Criar uma conexão empática facilitará a quebra de objeções.

5- Prepare-se para lidar com objeções

O seu cliente diz, “mas, e se?”, ou “não entendi muito bem este ponto”, ou “conte-me mais sobre o que isso significa...”, ou até mesmo “isso está incluso no pacote?”. Essas objeções podem não ser necessariamente sobre o investimento financeiro, e sim sobre o tempo de retorno, equipe envolvida, escopo e até mesmo os canais utilizados para atingir o resultado.

Use a objeção como uma oportunidade de entender a perspectiva do cliente, a rotina dele e mostrar como o seu serviço pode ajudá-lo a atingir objetivos estratégicos.

As objeções abrem uma janela no processo de negociação. Elas mostram que você tem a oportunidade de deixar ainda mais claro que o seu cliente precisa do seu produto ou serviço.

O primeiro passo para ser um negociador de sucesso é: não trate a objeção como um problema, como um indicador ruim. É apenas um sinal de alerta.

Aceite a objeção, entenda o papel dela na tomada de decisão de seu potencial cliente e esteja pronto para continuar.

Tenha sempre em mente: bons negociadores são flexíveis, criativos, comunicativos e orientados para uma conduta do tipo ganha-ganha.

Se você é um profissional de vendas que deseja se tornar um negociador melhor, pode considerar:

  • Ler livros de vendas que te ajudem a ter uma visão mais ampla sobre técnicas de vendas e como negociar para fechar mais negócios.
  • Fazer treinamentos específicos de habilidades de negociação de vendas.

Como a Mkt4Sales pode ajudar na sua negociação de vendas

Agora que você chegou ao fim deste artigo, que tal tornar seu comportamento de vendas ainda mais assertivo? Saber encarar uma negociação comercial é muito importante e contar com técnicas de negociação eficientes pode ser o diferencial entre uma venda bem-sucedida e uma desperdiçada.

Entre em contato com nosso time de especialistas e mostraremos como podemos ajudar seu negócio alavancar as vendas. 

E aí, pronto para aplicar essas dicas e potencializar a taxa de sucesso de sua empresa? 

Para se aprofundar no assunto, confira o post: 7 técnicas de vendas B2B para melhorar a performance do time.

Categorias

Negociação

Carlos Campos

Com mais de 20 anos de experiência em Marketing e Vendas, Carlos Campos implementou a Transformação Comercial em diferentes empresas em que atuou. Foi um dos responsáveis pela estruturação dos principais congressos e ações de relacionamento entre profissionais de Supply Chain, além de eventos nas áreas de Tecnologia, Fiscal, Vendas e Marketing. Palestrante, professor e apaixonado pelos temas de Vendas, Tecnologia e Supply Chain tem como fonte de inspiração a busca por resultados. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

Recomendados:

Negociação Outbound Inside Sales Processo comercial Técnicas de vendas Pré-Vendas Prospecção

Quantidade vs qualidade: como ter interações de vendas significativas

Quando você começa em vendas, você aprende algumas coisas imediatamente. Um dos fundamentos chave é que você deve maximi...

Negociação Outbound Processo comercial Técnicas de vendas Gestão de vendas Máquina de Vendas

Livros de vendas: 5 títulos que você precisa ler para vender mais

Separamos os 5 títulos obrigatórios que você precisa ler para estruturar sua estratégia de vendas e conquistar mais clie...

Negociação Inside Sales Pré-Vendas Prospecção

Objeção em vendas: como lidar com as 3 principais objeções em vendas B2B

Lidar com objeção em vendas faz parte da rotina de quem trabalha na área comercial. Durante uma negociação complexa, é e...

Entenda como estão seus processos comerciais

Quero receber contato de um especialista

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista