No mundo acelerado das vendas, onde a concorrência é feroz e a atenção do cliente é um recurso cada vez mais disputado, uma abordagem genérica simplesmente não é suficiente — ainda mais quando estamos falando de leads frios. Por isso, a personalização se tornou a chave para conquistar o interesse e a confiança dos prospects.
Se considerarmos ainda que 66% dos consumidores se sentem como “números”, conforme essa pesquisa da SalesForce, tratar as pessoas como únicas por meio da personalização do conteúdo pode ajudar a diferenciar você da sua concorrência.
Continue lendo esse conteúdo para conhecer algumas estratégias práticas para personalizar sua abordagem de vendas outbound, desde a pesquisa inicial até o acompanhamento dos leads no pipeline de vendas.
Personalizações básicas
Primeiro, começaremos pelo básico. Uma pesquisa da SmarterHQ mostrou que 72% dos consumidores apenas se engajam com uma empresa quando a sua comunicação é personalizada. Por isso, o básico quando falamos de personalização é:
1. Incluir o nome do receptor da mensagem
Antes de entrar em contato com um prospect, faça uma pesquisa detalhada sobre a empresa e a pessoa com quem está tentando falar. Entre no LinkedIn da pessoa, confira o nome completo dela e a sua trajetória, para entender melhor com quem você está falando.
Dica: Além de incluir o nome da pessoa no início do corpo do e-mail, tente repetí-lo ao longo do texto.
2. Incluir, quando possível, o nome da empresa
Se você trabalha com vendas B2B, citar ao longo do texto as dores e desafios específicos da empresa com a qual você quer fazer negócio trará uma sensação de maior personalização para o e-mail.
Por exemplo, ao invés de enviar um e-mail como esse:
“Prezado(a) [Nome do Prospect], tudo bem?
Gostaria de apresentar para você o nosso produto revolucionário, o Produto X. Com funcionalidades inovadoras e uma ampla gama de benefícios, acreditamos que pode ser uma excelente adição para a sua empresa.
Favor encontrar mais informações em nosso site anexo.
Aguardamos ansiosamente o seu retorno.
Atenciosamente,”
Você pode personalizá-lo para incluir outras informações da empresa, como, por exemplo:
“Olá [Nome do Prospect], tudo bem com você?
Ontem entrei no perfil da [NOME DA EMPRESA] e fiquei impressionado com o compromisso notável com [desafio específico enfrentado pela empresa do prospect]. Com base nisso, gostaria de compartilhar uma solução que pode efetivamente impulsionar a eficiência nessa área.
[continuação do conteúdo]”
Personalizações Avançadas
Agora que já ficou claro o básico em personalização, você pode buscar maneiras mais avançadas de personalizar o conteúdo. Mas, com uma ressalva: uma pesquisa da Meetime mostrou que uma mensagem balanceada — sem exagerar na personalização — costuma ter mais resultados.
Nos testes feitos pela Meetime, a taxa de resposta de um e-mail com muita personalização era de 20%, enquanto o e-mail com personalização média tinha cerca de 7% de taxa de resposta. Aqui, o importante é que a sua personalização se conecte efetivamente com a sua solução.
Ou seja, nada de mandar: “Oi, fulano, você é amigo de sicrano, né? Bem legal isso… Então, gostaria de falar sobre a minha empresa, tem alguns minutos?”. Ao invés disso, você pode:
3. Citar desafios do cargo que o seu prospect ocupa
Gerar empatia com o prospect para depois conectar o desafio dele com uma solução que sua empresa oferece é uma ótima maneira de conseguir uma resposta para o e-mail. Se você tem dificuldade de entender quais os desafios para determinados cargos, pode pedir ajuda do ChatGPT ou do ChatSpot para isso.
Em qualquer um deles, mande o prompt de comando:
“Aja como [nome do cliente em potencial], que é [cargo] na [empresa]. Liste os 3 principais desafios de ser [cargo] em uma empresa de [segmento]. Descreva apenas o ponto principal e seja conciso na sua resposta.”
E depois, use a resposta para montar um e-mail mais personalizado, conectando esse desafio com as soluções que a sua empresa tem a oferecer.
4. Mencionar coisas em comum com o prospect
Outra estratégia que pode tornar a mensagem mais envolvente é incorporar alguma conexão pessoal que você possa ter com a pessoa do outro lado da comunicação. Por exemplo, dê uma olhada no perfil do LinkedIn deles, vocês têm alguma coisa em comum? Não hesite em mencionar essas afinidades no seu e-mail!
Aqui está um exemplo de como fazer isso:
“Olá, [nome], tudo bem?
Estava dando uma olhadinha no seu LinkedIn e vi que você também se formou por volta de [Ano] na [cite o nome do local]. Me formei em [ano] lá. Você chegou a estudar com o professor X?
Cara, fiquei super animado para me conectar com você e iniciarmos um networking e, quem sabe, falarmos mais sobre os tempos de faculdade! Além disso, acho que a [empresa] também poderia se beneficiar conhecendo mais a [nome da sua empresa] — local que trabalho atualmente.
O que acha de marcarmos uma reunião rapidinho para falarmos?”
Além disso, mesmo que você não tenha encontrado nada pessoal muito relevante, você pode escolher outras coisas em comuns na esfera pessoal, como, por exemplo, livros que tenham lido, cursos semelhantes que tenham feito ou, até mesmo, pessoas em comum no LinkedIn.
5. Mencionar publicações das redes sociais
Outra maneira de mostrar que você realmente pesquisou e está criando um conteúdo específico para a persona é citando conteúdos que a pessoa tenha curtido, criado ou compartilhado no LinkedIn — desde que isso siga a regra básica de conectar com a sua solução.
Por exemplo:
“Olá, [nome], tudo bem com você?
Vi que você marcou alguns amigos em uma publicação que falava sobre aumentar a personalização das comunicações que o time de vendas faz com os prospects de Outbound. Vocês sentem dificuldade de criar essa comunicação por aí?
Aqui na Mkt4Sales oferecemos treinamento para o time comercial e auxiliamos na criação de cadências comerciais para o seu time. Faz sentido falarmos sobre isso nessa semana? Assim, posso te explicar melhor como funciona!”
Lembre-se: a verdadeira personalização vai além do nome e da empresa — trata-se de entender as dores e desafios específicos do seu prospect e oferecer soluções que agreguem valor real. Com essa abordagem, você estará bem posicionado para não apenas fechar negócios, mas também construir relacionamentos duradouros e lucrativos.
Se você precisar de qualquer ajuda para executar atividades no HubSpot ou implementar a ferramenta no seu processo de vendas, conte com um dos especialistas da Mkt4Sales. Fale conosco.
Lívia Macedo
Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.