Café Iguaçu otimiza prospecção e processos com Máquina de Vendas

    Buscar novos clientes pode ser um desafio mesmo para empresas já consolidadas no mercado. Esse era o caso da Café Iguaçu, uma das maiores empresas produtoras e exportadoras de café solúvel do mundo.

    Parte de uma das maiores trading houses do Japão – a Marubeni Corporation, que reúne 430 companhias em 67 países – a Café Iguaçu possui alta capacidade produtiva, atingindo o total de 22 mil toneladas de café solúvel por ano.

    Nem todo esse café, porém, tinha destino certo e a missão de encontrar interessados em adquirir a produção excedente exigia um grande empenho da área comercial da companhia. Entre as ações trabalhadas pelo setor estavam a prospecção passiva, em que buscavam converter oportunidades que chegavam até a empresa; e a realização de visitas de campo a supermercados estrangeiros para descobrir novas marcas de potenciais clientes nas prateleiras.

    Ainda que essas ações fossem capazes de gerar novos negócios, elas não ofereciam a previsibilidade de vendas e receita que a empresa desejava, além de demandarem altos custos operacionais, no caso das visitas de campo.

    “Pensamos que não era possível que a nossa estrutura comercial estivesse cobrindo todo o mercado. Certamente havia alguma demanda que não estávamos atingindo.”, observa Fábio Sato, Diretor Comercial da Café Iguaçu.

    A solução

    Vendo esse cenário dificultar sua expansão no mercado, a empresa avaliou que precisava reformular seus processos para otimizar os resultados de vendas.

    Essa decisão foi reforçada após a participação de Fábio Sato, Diretor Comercial da Café Iguaçu, em um evento para a área de vendas em São Paulo que contou com a presença de Carlos Campos, CEO da Mkt4Sales, em uma das mesas de debate. Assistir ao CEO abordar as vantagens de implementar Máquinas de Vendas em diferentes organizações foi essencial para a Café Iguaçu decidir entrar em contato com a consultoria e arregaçar as mangas.

    A empresa tinha três principais objetivos ao buscar o apoio da Mkt4Sales:

    • Estruturar a prospecção ativa de leads;
    • Adquirir maior visibilidade de métricas e processos internos;
    • Expandir o mercado de clientes.

    Após avaliar o mercado e as oportunidades de expansão da Café Iguaçu, a Mkt4Sales orientou que a metodologia da Máquina de Vendas fosse implementada inicialmente no mercado nacional, explorando o segmento de café para vending machines.

    Para colocar isso em prática, o primeiro passo foi definir o ICP, ou Perfil de Cliente Ideal, de modo que o processo de prospecção de novos leads acontecesse com maior assertividade.

    Em seguida, a área de Marketing ficou responsável por atuar como uma célula de inteligência comercial, mapeando o mercado e criando uma lista de prospects estratégicos que deveriam ser abordados ativamente no fluxo comercial da empresa.

    A Mkt4Sales também apontou a necessidade da contratação de um profissional de SDR para trabalhar a lista de prospects, executando o fluxo de cadência e realizando a qualificação dos contatos efetivados.

    Para que o time de vendas pudesse ter maior controle e visibilidade do pipeline, todos esses processos começaram a ser gerenciados através de uma plataforma de CRM, implementada e parametrizada com o apoio da Mkt4Sales.

    Resultados alcançados

    As vantagens da Máquina de Vendas apareceram logo no início do projeto, quando a Café Iguaçu já não precisava esperar que o telefone tocasse para obter novos contatos. Além disso, a empresa passou a ter maior clareza sobre suas métricas e processos internos.

    Através das ferramentas de suporte e gestão indicadas pela Mkt4Sales, tornou-se mais fácil acompanhar a performance da equipe comercial em relação às metas e monitorar as taxas de conversão da empresa.

    Os números também começaram a apontar a efetividade de reestruturar o processo comercial com uma metodologia que permite projetar um crescimento escalável e previsível. Em quatro meses de operação, foram:

    + 300 prospects gerados

    + 280 contatos efetivos

    + 100 reuniões agendadas

    + 40 propostas enviadas

    Contudo, entre os ganhos que a Café Iguaçu obteve com a consultoria da Mkt4Sales, a apropriação de uma nova metodologia de vendas por toda a equipe comercial está entre os maiores deles.

    O sucesso do projeto foi tão grande que ele foi expandido para o segmento de Indústrias Alimentícias e segue crescendo dentro da companhia, trazendo resultados positivos até hoje.

    “Para uma empresa de mais de 50 anos, que sempre fez as coisas da mesma forma, conhecer essa nova metodologia e novas maneiras de alcançar potenciais clientes foi uma mudança significativa em toda a operação comercial da empresa, que ampliou a perspectiva para novos mercados”, ressalta Fábio Sato.

     

    Sobre a Café Iguaçu

    A história da Café Iguaçu começa em 1967 quando foi fundada em Cornélio Procópio, no Paraná, por um grupo de cafeicultores. Em 1972, a empresa recebeu capital internacional através da Marubeni Corporation, uma das maiores tradings do mundo, que reúne 430 companhias em 67 países. Este investimento fortaleceu sua presença no mercado e tornou a Café Iguaçu uma das maiores empresas produtoras e exportadoras de café solúvel do mundo.

    Com mais de 50 anos de história e 1.000 colaboradores, a empresa tem capacidade para processar cerca de 22 mil toneladas de café por ano em uma área fabril de 500 mil m², atingindo em torno de US$150 milhões em vendas anuais.

     

    Sobre a Mkt4Sales

    A Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial especializada na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Através de novas metodologias e ferramentas especializadas, a Mkt4Sales propõe:

    • Redução do ciclo de vendas;
    • Geração contínua de oportunidades;
    • Aumento da taxa de conversão;
    • Visibilidade e controle de todo processo comercial.

    Com mais de 20 anos de experiência na área comercial, a Mkt4Sales já transformou a operação comercial de empresas de diversos segmentos, ajudando-as a gerar milhares de novas oportunidades de negócio.

    Quer transformar a área comercial da sua empresa como fez a Café Iguaçu? Entre em contato com os especialistas da Mkt4Sales.

    Categorias

    Cases de sucesso

    Carlos Campos

    Com mais de 20 anos de experiência em Marketing e Vendas, Carlos Campos implementou a Transformação Comercial em diferentes empresas em que atuou. Foi um dos responsáveis pela estruturação dos principais congressos e ações de relacionamento entre profissionais de Supply Chain, além de eventos nas áreas de Tecnologia, Fiscal, Vendas e Marketing. Palestrante, professor e apaixonado pelos temas de Vendas, Tecnologia e Supply Chain tem como fonte de inspiração a busca por resultados. ____________________________________________________________________________________________ Somos pioneiros na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando conceitos de Sales Hacking, Sales Stack e Outbound Sales, ajudamos empresas a implantar uma forma de geração contínua de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Trabalhamos com dois modelos DE CONTRATAÇÃO sendo consultoria e Sales Operation: CONSULTORIA Ajudamos na Transformação Comercial de sua equipe e a montar a sua própria Máquina de Vendas. Diagnóstico para definição estratégica, implementação e acompanhamento da operação. SALES OPERATION Uma forma rápida de usufruir de uma Máquina de Vendas e já colher resultados a curto prazo. Nós fazemos por você. Geração de leads qualificados (SQL), agendamento de reuniões, acompanhamento de vendas e gestão de todo processo com indicadores.

    Recomendados:

    Cases de sucesso

    Xcelis e a Máquina de Vendas que triplicou os negócios em 4 meses

    Conheça o passo a passo do projeto e das ações realizadas para que a empresa chegasse a esses resultados.

    Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista