HubSpot Analytics X Google Analytics: quais as diferenças?

hubspot-analytics-google-analytics


Medir os resultados das ações e campanhas provavelmente já faz parte do seu dia a dia junto ao time de marketing. O problema é que, muitas vezes, escolher qual a melhor plataforma para fazer essas análises é um desafio.

A tendência natural é tentar centralizar ao máximo a coleta de dados para reduzir a necessidade de múltiplos canais, ou até mesmo reduzir a incidência de dados incongruentes entre os softwares utilizados.

Mas esse, de fato, é o melhor caminho?

Nesse conteúdo trouxemos as principais diferenças entre o HubSpot Analytics e o Google Analytics para que você decida, no fim, qual a melhor escolha para sua empresa.

O que é o HubSpot Analytics?

Antes de tudo, o HubSpot é um CRM all-in-one, que possui todas as funcionalidades necessárias para execução da operação de Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente em uma só ferramenta.

É por isso que a ferramenta de Analytics do HubSpot permite ao usuário criar dashboards para análise de tudo que faz parte desse processo, permitindo uma visão completa e mais clara da jornada do cliente.

O analytics do HubSpot garante acesso a modelos de relatório de desempenho de canal para sites, e-mails, blogs e mídias sociais. Além de possibilitar a criação de reports personalizados. Assim, é possível encontrar rapidamente as respostas para as principais dúvidas quanto ao desempenho de marketing, sem a necessidade de verificar planilhas.

Agora, você deve estar pensando: “mas o Google Analytics não faz a mesma coisa?”

A resposta é tanto “sim”, quanto “não”.

O que é o Google Analytics?

A ferramenta de análises do Google auxilia no monitoramento e análise de sites e aplicativos, com integração com outras ferramentas do próprio Google, como Ads e Search Console. 

Com ela, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados.

Nesse ponto, já identificamos a primeira diferença entre as duas plataformas: caso você precise acompanhar o resultado de múltiplos sites, com o HubSpot isso será possível apenas utilizando a assinatura Enterprise. Já o Google Analytics disponibiliza uma versão gratuita bem completa e abrangente.

O Google Analytics também permite que diferentes tipos de empresas desfrutem de informações especificamente relevantes para o seu nicho de mercado. Por exemplo: para lojas virtuais é possível acompanhar as conversões e mensurar dados que vão além do valor mensal das vendas feitas no seu próprio site.

Quais as principais diferenças?

Para começarmos a falar das diferenças entre as duas ferramentas de analisar dados, primeiro, precisamos explicar o que são dimensões secundárias e primárias para o Marketing.

Dados primários

No Marketing, essas são as principais informações que você analisará. Os dados primários englobam as informações gerais das ações de Marketing executadas pela própria empresa. Ou seja: todas as páginas de uma campanha, as origens dos leads gerados, quantas visitas cada origem gerou para o site etc.

Esses dados estão disponíveis tanto para quem utiliza o Google Analytics, quanto para usuários do HubSpot Analytics. Porém, mesmo ao analisar as informações mostradas por cada ferramenta, será possível perceber divergências nos dados.

Em sua página de artigos informativos, o HubSpot explica que não é esperado que o Google Analytics e o HubSpot Analytics entreguem o mesmo resultado. Isso porque a definição e maneira de coleta de dados das duas ferramentas diferem entre si. Por isso, ao invés de analisar as informações específicas que as ferramentas oferecem, o ideal é analisar as tendências mostradas por elas.

Dados secundários

As dimensões secundárias, por sua vez, são as que você analisará para complementar o que foi visto nas dimensões primárias. Por exemplo: um dado primeiro seria o número de visitas ao seu site, já o dado secundário seria a origem dessas visitas - uma informação complementar que não é controlada e executada pela própria empresa.

O HubSpot também segmenta métricas de forma diferente do Google Analytics. Por exemplo: o HubSpot agrupa as métricas Google Ads em pesquisa paga, enquanto o Google Analytics pode agrupar as métricas do Google Ads tanto na própria pesquisa paga, quanto em vídeo, social, rede cruzada ou exibição, dependendo do anúncio.

Quando falamos desses dados mais específicos, o Google Analytics acaba sendo mais completo, mesmo na versão gratuita. Por exemplo: com a ferramenta do HubSpot você consegue mensurar quais páginas foram vistas e onde as pessoas clicaram nessa página. Já com o GA você pode se aprofundar ainda mais, entendendo, por exemplo, quantas vezes a pessoa reproduziu o vídeo da sua página.

No HubSpot é possível ver quais páginas um contato específico visitou no seu site e por qual saiu, mas dificilmente será possível transpor essa análise para o comportamento geral da audiência. Isso porque, para termos acesso a esse nível de informação é necessário abrir cada contato e verificar os cliques. Enquanto pelo Google Analytics esse mapa é disponibilizado pela ferramenta, mostrando as tendências dos usuários do site.

Outras diferenças essenciais: usabilidade

A usabilidade é um grande diferencial do HubSpot. Para criar um painel e entender os gráficos da plataforma não é necessário ter familiaridade com a ferramenta. Além disso, ela mesma dá boas sugestões de análises para serem elaboradas automaticamente nos painéis.

Isso significa que, mesmo com uma quantidade maior de informações oferecidas no Google Analytics, o HubSpot sai ganhando por ser mais fácil de entender e de extrair informações.

Apesar disso, também é possível criar e organizar Dashboards atrativos no Google Analytics, mas eles provavelmente serão de uso exclusivo do time de marketing. Enquanto no HubSpot eles podem servir de insights também para outros times que usam a ferramenta - já que ela é “all-in-one”.

Conclusão: qual escolher, dentre os dois?

Pelo que foi visto, fica claro que, por mais que ambas as ferramentas ofereçam dados primários bem semelhantes, o Google Analytics tem uma complexidade maior quando falamos dos dados secundários. Mas, isso não significa que essa é a melhor escolha.

Caso você já esteja ponderando utilizar o HubSpot como seu CRM, é preciso entender qual o tamanho da sua equipe de marketing e se ela consegue dar profundidade nas análises para ir além do que a ferramenta já oferece.

Se você planeja formar uma equipe robusta, com um analista de growth dedicado, vale considerar utilizar as duas ferramentas em conjunto, principalmente porque o Google Analytics já oferece funcionalidades bem completas em sua versão gratuita.

Porém, se sua equipe ainda está em formação e é mais enxuta, as informações fornecidas pelo dashboard do HubSpot serão suficientes para oferecer análises e decisões baseadas em dados de maneira satisfatória para o crescimento da sua operação.  

Nesse ponto, é preciso apenas de atenção na criação dos relatórios e do dashboard para as análises. De qualquer forma, nós podemos facilitar esse trabalho: a Mkt4Sales trabalha com a implementação de todos os módulos HubSpot e somos parceiros 5 estrelas da ferramenta.

Conosco, você fará a configuração completa da ferramenta e um desenho de atividades para otimizar a operação, garantindo visibilidade e ganho no controle dos processos. Fale com um dos nossos especialistas para saber mais

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

Geração de demanda Marketing digital Time de vendas

O que é SMarketing (+ 5 dicas para colocar em prática)

Alguns anos atrás, a jornada de compra que ia de “aprendizado e descoberta”, passando pelo “reconhecimento do problema” ...

Geração de demanda Marketing digital Inbound Marketing

As estratégias de branding B2B que ajudam sua empresa a vender mais

Pode parecer estranho começar esse conteúdo com essa pergunta, mas… Você já ouviu falar do “present participle” do inglê...

Marketing digital

DBM: entenda o que é e como usar Database Marketing

Todos os dias, nós, como empresas, estamos em uma busca cada vez mais acirrada pela atenção do público. Para se ter idea...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista