5 certificações HubSpot indispensáveis para profissionais de vendas

certificacoes-de-vendas-hubspot

Sempre que falamos sobre se manter atualizado e estudando, gosto de utilizar a analogia da medicina e perguntar: você se consultaria com um médico que parou de estudar?

Quando falamos de saúde humana, fica fácil entender o porquê é tão importante manter-se atualizado. Mas, lembre-se: o time comercial também lida com seres humanos que são mutáveis ao longo do tempo e, por isso, existe uma necessidade tão importante quanto na medicina de se manter em constante aprendizado.

Nesse sentido, a HubSpot é uma ferramenta que facilita a busca por atualizações e constante conhecimento através da plataforma “HubSpot Academy”.

No conteúdo de hoje você vai descobrir quais as certificações indispensáveis da HubSpot Academy que um profissional de vendas precisa ter.

Conheça a HubSpot Academy

HubSpot Academy é a plataforma de conhecimento desenvolvida pela HubSpot.

Nesse Hub de conteúdo, a HubSpot divulga conhecimento nas principais áreas de abrangência do software: Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente. Além disso, tudo é feito de maneira totalmente gratuita e online.

Em sua página principal, a empresa afirma:

“Somos líderes mundiais em treinamento online gratuito para profissionais de Inbound marketing, vendas e atendimento ao cliente. De cursos rápidos e práticos a certificações abrangentes, aprenda tudo sobre as habilidades de negócios mais procuradas.”

O principal objetivo da academia é ter um acervo de conteúdos que vão ensinar ao usuário do HubSpot como utilizar melhor o software. Tanto com materiais técnicos, que, de fato, mostram como executar atividades na ferramenta, quanto com conteúdos mais estratégicos e teóricos.

Mas, embora seja ótimo que você consiga fazer o máximo de certificações que puder para ter um conhecimento sobre todo o processo que o lead percorrerá na base, é sempre importante ter um foco específico ao realizar essa escolha.

As principais certificações da HubSpot Academy para profissionais de vendas

1. Certificação em Inbound

O primeiro curso que você deve fazer é a certificação em Inbound. Voltada para profissionais de Marketing, Vendas e Atendimento, o curso abrange desde os fundamentos básicos da metodologia Inbound, até como encantar e envolver os clientes.

O curso também mostra com profundidade o que é o Modelo Flywheel, que oferece uma visão mais completa do funil de vendas, se comparado à forma tradicional, em Y. Além disso, é possível já sair do curso entendendo o que é uma Buyer Persona, como desenvolver uma jornada de compra e como definir metas para sua empresa.

Ou seja: essa é uma certificação completa e importantíssima, principalmente para quem está começando na área de marketing ou vendas, ou quer abrir a sua própria empresa.

2. Certificação em Inbound Sales

Além da certificação em Inbound de maneira mais geral, o HubSpot também disponibiliza o mesmo curso voltado exclusivamente para os profissionais de vendas, onde você vai aprender a:

  • encontrar novos prospects;
  • se conectar com eles por diversos canais;
  • explorar as necessidades desses contatos;
  • orientá-los na jornada de compras.

Recomendamos que você faça a certificação em inbound sales só após finalizar a certificação mais geral, apresentada no tópico anterior.

Nova call to action

3. Certificação em Sales Management

Disponível apenas em inglês, essa certificação é voltada para novos líderes na área de vendas ou para pessoas que almejam atingir um cargo de liderança na área. Mas, além de ensinar como treinar novos profissionais, com a certificação, você também vai aprender a:

  • Como criar um processo de vendas do zero, de maneira robusta, indo desde a criação de uma jornada de compra até o desenvolvimento de um playbook para ser seguido pelo time de vendas.
  • Como criar um programa de treinamento e engajamento para vendedores e desenvolver as habilidades que vão guiar e ajudar os seus liderados a aprender mais sobre vendas.
  • Como contratar representantes de venda, entendendo como desenvolver as entrevistas para encontrar os melhores candidatos.
  • Como realizar um onboarding em vendas de sucesso, afinal, os primeiros dias de um novo vendedor são críticos para o desenvolvimento dele ao longo da jornada.

4. Revenue Operations

RevOps (Revenue Operations) é um departamento com um papel crucial: garantir que os times de Marketing, Vendas e Customer Success funcionem de maneira otimizada e com uma gestão unificada para um resultado em comum.

Por isso, a certificação do HubSpot em RevOps é essencial, principalmente, para as novas lideranças que desejam começar esse departamento em suas empresas. Mas, pode ser feita por qualquer profissional de uma dessas três áreas que irá operar com o HubSpot.

Nessa certificação você aprenderá, por exemplo, a aplicar o processo dessa nova área ao Modelo Flywheel. Além disso, também verá como montar a estrutura do departamento de Revenue e a contratar os primeiros colaboradores para o time.

5. Software HubSpot Sales

Por último, a certificação técnica em HubSpot Sales garante que você tenha capacidade de executar todos os processos e estratégias aprendidas nos outros cursos dentro das ferramentas HubSpot CRM e Sales Hub.

É uma certificação curta, com apenas três lições, que você termina em menos de duas horas e conseguirá evoluir muito em atividades que são feitas utilizando a ferramenta do HubSpot.

Mas, se você precisar de qualquer ajuda para executar atividades no HubSpot ou implementar a ferramenta no seu processo de vendas, conte com um dos especialistas da Mkt4Sales. Fale conosco.

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

Processo comercial Técnicas de vendas

O que é e como fazer Discovery Call

Nem sempre é fácil fazer uma primeira ligação para um prospect. Na verdade, se você estiver despreparado, ela pode causa...

Geração de demanda Marketing digital Processo comercial

Diferenças entre funil de marketing e funil de vendas

A chave para ter resultados progressivos e entender onde melhorar está em definir bem os funis de marketing e de vendas ...

Processo comercial

Automação de vendas: como implementar e aumentar a produtividade

Quanto tempo você espera que um vendedor passe, de fato, vendendo?

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista