Inteligência artificial para vendas pode impulsionar resultados

inteligencia-artificial-vendas

Já há um tempo que a Inteligência Artificial (IA) não é exclusividade dos filmes de ficção científica. Ela está presente em aplicações do nosso dia a dia há anos, nos ajudando a priorizar e-mails importantes, separando spam de nossa caixa de entrada e muitas outras tarefas, impulsionando a qualidade e a agilidade do nosso trabalho de outras formas.

Dentro da operação comercial, isso também aconteceu. Ela conquistou espaço e revolucionou muitos processos, como tarefas cadenciadas e passíveis de automação.

Os ganhos em rapidez e assertividade nestas tarefas bem como a capacidade de tomada de decisão baseada em dados são destaques de como os dispositivos de IA apoiam as empresas a executarem seus processos de venda com maestria. São exemplos disso:

No entanto, nós sabemos que ainda restam dúvidas para muitos gestores de venda. Principalmente em empresas de menor porte ou de segmentos mais tradicionais, as quais não estão inseridas no contexto tecnológico. Por isso, o nosso ponto de partida será uma pergunta básica:

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

Trata-se de um braço da ciência da computação que procura desenvolver tecnologias que simulam a lógica do raciocínio e inteligência humanos. A ideia é, principalmente, dar ao software o poder de tomada de decisão para agilizar algumas tarefas. Com isso, é possível acelerar rotinas e promover ganhos em produtividade.

Mas, de quais outras maneiras ela impacta nos resultados de uma companhia? Nós preparamos um conteúdo para você entender a relação entre Inteligência Artificial e Vendas. Descubra como elas se relacionam a partir de agora.

Nova call to action

Inteligência artificial para Vendas: saiba como utilizá-la

A expressão “Inteligência Artificial” costuma assustar um pouco, em função de parecer coisa de cinema. Entretanto, sistemas que contam com IA já são bastante utilizados em setores de Venda. O CRM é um exemplo disso. Muitos players do mercado já contam com algum recurso de IA que ajuda a automatizar a tomada de decisão e traz mais previsibilidade de resultados. Veja alguns desses recursos:

Detecção de contatos com fit

Ferramentas que contam com Inteligência Artificial podem acelerar o reconhecimento da prontidão de compra de uma oportunidade. Por meio de tecnologias como o Aprendizado de Máquina, que são baseados em IA, você terá a identificação de padrões em perfis que, a partir das informações que vão sendo armazenadas no sistema da ferramenta, terão maior êxito dentro da sua estratégia.

Como um sistema faz isso?

O Aprendizado de Máquina, como o próprio nome diz, consiste em dar informações para que a ferramenta entenda quais são as decisões que devem ser tomadas. Portanto, nas primeiras vezes, você tomará a decisão e a ferramenta vai gravar a lógica e o racional por trás delas. A partir de um determinado momento, o sistema vai começar a tomar essas decisões de maneira autônoma, sem que seja necessário que você intervenha. Essas decisões terão como base as informações que a aplicação obteve de suas ações anteriores.

Análise de dados

O software poderá avaliar o banco de dados de todos os sistemas de gestão utilizados no setor de Vendas e sugerir ações a partir dos insights obtidos destas informações. O objetivo deste recurso é facilitar a interpretação de relatórios. Aqui também entra em cena o Aprendizado de Máquina, que grava as decisões tomadas anteriormente e as replica quando se depara com um contexto semelhante.

Como um sistema faz isso?

Ele aprenderá quais decisões deve tomar a partir de seus atos. Portanto, ele vai estabelecer uma relação entre o cenário trazido pelo relatório e a decisão que você tomou a partir dele. Nas próximas vezes que encontrar um cenário parecido, ele irá sugerir uma decisão semelhante às que você teve anteriormente.

Priorização de atividades

Aplicações que contam com IA podem ajudar você a entender quais são as atividades mais importantes e que devem ser realizadas primeiro, com base em taxas, números e metas. Tudo isso acontece também a partir da observação de sua atividade. O sistema aprende a prever ações a partir de determinados cenários, ao avaliar as taxas.

Como um sistema faz isso?

Ele também é feito por meio do Aprendizado de Máquina, que grava suas decisões e tende a replicá-las futuramente.

Inteligência Artificial em Vendas: quais são as vantagens de utilizá-la em sua operação comercial?

A todo momento, surgem novidades que aprimoram a rotina das Máquinas de Vendas. A IA é, sem dúvida, uma grande aliada da operação comercial, não apenas pela agilidade e rapidez com a qual passamos a contar a partir de sua adoção, mas também em função da eficiência - e da exatidão das análises que extinguem o perigo de falhas humanas. Veja as vantagens de adotar sistemas com IA na operação:

Otimização de rotinas do setor

Como falamos anteriormente, na IA todas as informações se transformam em dados que ajudarão numa tomada de decisão independente e autônoma. Isso garante muita rapidez e fluidez aos processos, desafogando a agenda dos profissionais do seu time.

A identificação automática de fit de negócio é um exemplo de situação que pode ser otimizada a partir da adoção de um sistema que conta com IA. Com acesso a este recurso, você estará otimizando o tempo dos pré-vendedores durante o trabalho de prospecção e qualificação de um lead.

A assertividade é garantida, uma vez que o sistema foi criado para replicar suas próprias decisões e lógica de raciocínio.

Eficiência das atividades

Como o sistema toma suas próprias decisões com base em dados, é possível contar com ele para automatizar atividades que, antes, dependiam de sua intervenção para acontecer. As quais, além de dependerem de seu comando, poderiam sofrer com erros decorrentes de falha humana.

Estamos falando de situações como, por exemplo: automatizar o follow up a partir do cruzamento do histórico de contato com o lead com a taxa de sucesso das tentativas de contato.

Estas situações automáticas podem ser esquecidas por nós ou até procrastinadas, dependendo do nível de sobrecarga de um vendedor ou gestor. Será a autonomia da IA - dada a partir do fornecimento dos dados como insumos - que vai mudar todo o cenário e aprimorar a eficiência de suas atividades.

A Inteligência Artificial é acessível para todas as empresas?

A resposta é sim. As aplicações que contam com IA estão à disposição de empresas de todos os portes e com todos os níveis de faturamento. Há players no mercado que trazem a tecnologia entre seus recursos e que a comercializam por um valor bastante acessível, com planos personalizados e variadas formas de pagamento. Basta entender quais são as melhores opções que se adaptam à realidade de sua empresa. Se precisar de ajuda para escolher uma ferramenta e organizar os processos da sua Máquina de Vendas, fale conosco.

Categorias

Processo comercial

Patricia Bitencourt

Jornalista entusiasta da comunicação digital, da tecnologia e do Marketing. Há 8 anos atua no mercado da Comunicação, sendo 5 deles trabalhando no Marketing. Tem experiência produzindo conteúdo para o mercado tech, passou por empresas SaaS - tanto startups quanto scale ups - e agências. Sua expertise são as vendas, tanto complexas (B2B) quanto simples (varejo) e seus processos. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

Processo comercial Gestão de vendas

Como estipular metas para o time de vendas

Alcançar os resultados da empresa é uma missão que envolve inúmeras variáveis. Trata-se de um trabalho contínuo em equip...

Processo comercial

O que é follow up? Entenda e inclua agora na sua operação comercial

Fora a venda simples B2C, aquela feita nas lojas, boa parte dos negócios não são fechados em um primeiro momento. Em alg...

Processo comercial Gestão de vendas Máquina de Vendas

Inteligência comercial: como ela ajuda você a vender mais?

O nosso cenário de mercado, hoje, é extremamente dinâmico e concorrido. Por isso, empresas de todos os portes e segmento...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista