Software de vendas: o que é e como escolher?

software-de-vendas-mkt4sales

Se você está aqui, tenho certeza que cansou das planilhas para organizar o processo de vendas e precisa entender quais softwares existem no mercado e como escolher o melhor deles. Acertei?

Então, vamos começar:

Quando falamos em “software de vendas”, normalmente, estamos falando de um CRM, ferramenta responsável por realizar a gestão comercial de uma empresa. Nele, todas as informações de pontos de contato com clientes são registrados e utilizados para montar a melhor estratégia de prospecção.

Muitas empresas acreditam que estão economizando com a criação de planilhas extremamente complexas que tem como principal objetivo substituir a necessidade de ter um CRM ou outro tipo de sistema para auxiliar o time comercial. Mas, não é bem assim.

Neste conteúdo, você entenderá quais os principais benefícios de investir em uma ferramenta voltada para a área comercial da sua empresa, quais tipos existem e o que avaliar para escolher o melhor software de vendas.

Quais os benefícios de ter um software para vendas?

Atuar em vendas utilizando uma planilha para registrar as atividades funciona, mas só por um tempo. Logo fica muito fácil perder o controle dos dados e cometer erros. Por isso, o primeiro benefício que você ganha ao contratar um programa específico é ter um banco de dados seguro em um local organizado e fácil de utilizar.

Além disso, as informações ficam centralizadas e as equipes podem criar relatórios, permitindo a análise dos resultados para alterar o processo de vendas e otimizá-lo quando necessário.

Uma pesquisa do Hubspot, inclusive, mostrou que, utilizando o CRM, você pode aumentar o número de vendas em 29% e a produtividade do time em 34%. Além desses benefícios, também temos outros que devem ser considerados:

  • Automatizar a entrada de dados: com o auxílio de um software de vendas, todos os dados de ligações, mensagens e e-mails são automaticamente adicionados na plataforma.
  • Receber lembretes para acompanhar contatos: a maioria das plataformas possui um workflow de atividades para não deixar o vendedor esquecer de tarefas importantes.
  • Entender desempenho de vendas: a criação de reports nas plataformas, ajuda as equipes e o líder de vendas a prever cenários e criar uma previsão de resultados.
  • Tornar as tarefas mais eficientes: além de facilitar a comunicação entre a equipe, o software diminui o tempo gasto com tarefas manuais e aumenta a organização do time.

Mas, o CRM não é a única plataforma disponível no mercado para você incluir no seu processo de vendas, conheça outras:

Quais tipos de software de vendas existem no mercado?

LRM (Plataformas de Sales Engagement)

LRM seria o software responsável pela etapa inicial do processo. Chamado de “Lead Relationship Manager” é o responsável pela gestão dos leads na entrada do funil de vendas e auxilia os LDRs e SDRs a terem um maior controle sobre esses leads que estão entrando no funil e quais são qualificados ou não.

Essa é uma etapa após a automação de marketing e antes do CRM, que tem como objetivo auxiliar na prospecção de novos leads e começar a engajar esse lead para virar uma oportunidade de venda.

Exemplos de plataformas como essa: Exact Sales e Meetime.

banner-guia-de-cold-call

CRM

Já falamos antes, mas o CRM é o software que vai ajudar a gerenciar a interação com as oportunidades de vendas e, se você utilizar um LRM antes do seu CRM, ele estará segmentado com apenas as melhores oportunidades para os vendedores. Dependendo do sistema, ele também auxiliará o contato, realizando ligações e otimizando o envio de e-mails.

Exemplos de plataformas como essa: SalesForce e Pipedrive.

All-in-one

O Hubspot, ferramenta conhecida por ser de automação de marketing é um exemplo de software all-in-one porque. Nele, você também possui uma plataforma de Sales Engagement e um CRM, além de outras funcionalidades que podem contribuir para otimizar o processo de vendas como um todo.

Entretanto, é preciso entender qual é a melhor ferramenta para incluir no seu processo comercial, dependendo do nível de maturidade da empresa e orçamento disponível.

Mas, como definir o melhor caminho? Quais passos seguir? Veja algumas dicas:

Como escolher o melhor software de vendas

1. Saiba quais problemas você precisa solucionar

Os problemas de uma operação comercial vão depender do nível de maturidade da empresa. Por exemplo: se você está saindo das planilhas e começando a pensar em um software de vendas, provavelmente precisa ter mais controle do processo, otimizar a operação e facilitar a comunicação com o time. Porém, provavelmente, não possui tanto orçamento para essa transição

Então faça um comparativo dos softwares que vão sanar esses problemas e analise o custo-benefício de cada solução.

2. Preocupe-se com usabilidade

Ter um software fácil e intuitivo poupará tempo com onboardings e treinamentos muito extensos sempre que um novo colaborador ingressar no time. Então, avalie bem o quão fácil e prático é realizar as principais atividades na ferramenta através de uma demo antes de assinar o contrato.

Nesse ponto, também é importante procurar por outros clientes que usam a plataforma e incluir os colaboradores que vão utilizar a ferramenta no processo de decisão.

3. Preocupe-se com análise de dados

Esse é um ponto-chave para você entender como anda sua operação e tomar decisões importantes para otimizá-la. Se você precisar exportar os dados e criar um relatório do zero utilizando uma planilha, provavelmente estará perdendo um tempo que poderia ser utilizado para análises.

Então, mesmo que seja possível criar relatórios “na mão”, essa parte também precisa ser considerada para que você tenha acesso rápido aos dados, identifique erros e tome decisões com agilidade.

4. Entenda como é o suporte da empresa

Bugs, erros na ferramenta, lentidão ou, até mesmo, dificuldade com alguma nova funcionalidade é algo que pode acontecer com qualquer solução que você contrate. Mas, o tempo de resposta da empresa e agilidade no atendimento pode ser a diferença entre algo tranquilo e uma dor de cabeça que atrapalhará os seus resultados no fim do mês.

Aqui, vale a mesma dica do ponto três: procure por quem já usa a plataforma e converse com colegas de profissão para entender os problemas que já aconteceram com eles.

E, a última dica é: conte conosco se precisar de ajuda para escolher o melhor software de vendas e entender como implementá-lo na sua rotina!

Categorias

Processo comercial

Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

New Call-to-action

Recomendados:

Geração de demanda ABM - Account Based Marketing Processo comercial

Account-Based Sales: o que é e como colocar em prática

A popularidade do Account-Based Marketing tem uma origem clara: de acordo com a Terminus empresas com uma estratégia de ...

Processo comercial

Passo a passo para criar uma proposta comercial

Você sabe qual pode ser a diferença entre o fechamento de um contrato e uma oportunidade perdida?

Processo comercial

Venda complexa: como identificar e otimizar a operação

Uma pesquisa da Gartner, feita em 2020, mostrou que em uma empresa de 100 a 500 colaboradores, cerca de 7 pessoas, em mé...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista