Só no Wordpress, mais de 70 milhões de blog posts são publicados por mês — cerca de 70% em língua inglesa, afirma a empresa Optin Monster.
A empresa também afirma que um site que possui um blog tem 434% mais páginas indexadas no google do que os sites que não possuem blog. E isso, provavelmente, é a melhor maneira de atrair novos visitantes organicamente para sua empresa — 72% dos profissionais de marketing acreditam que a criação de conteúdo é a melhor tática de SEO.
A produção de conteúdo também ajuda no fechamento em vendas: os leads de SEO tem 14,6% de conversão em vendas, enquanto, os leads de outbound apenas 1,7%, ainda conforme a Optin Monster.
Por isso, você deve estar se perguntando: como começar a produzir mais blog posts para alavancar a minha estratégia? Continue lendo esse conteúdo para entender melhor.
Como o próprio nome já diz, blog post é um tipo de conteúdo, normalmente escrito, publicado em um blog. A palavra blog é uma abreviação de "weblog", uma plataforma online onde as pessoas podem publicar regularmente conteúdo.
O conceito de blogs surgiu nos anos 1990, inicialmente como diários pessoais online. Com o tempo, eles evoluíram para abordar uma variedade de tópicos e se tornaram uma forma popular de publicar informações, opiniões, notícias e criação de novos negócios para as empresas.
Esses conteúdos podem ser curtos ou longos, dependendo do objetivo do autor e do conteúdo que está sendo compartilhado. Eles são uma forma popular de comunicação online e são frequentemente usados por blogueiros, empresas, jornalistas e indivíduos para compartilhar informações, experiências e ideias com seu público-alvo.
Imagine que seu prospect tem interesse em um determinado assunto - como melhorar a integração entre marketing e vendas, por exemplo.
Ao compartilhar insights, análises e informações relevantes sobre esse tema, você deixará claro para os seus prospects que sua empresa possui conhecimento especializado e realmente pode auxiliá-los em seus desafios. É uma forma de demonstrar conhecimento e autoridade por parte da sua empresa.
Para além desse benefício, você vai:
A busca pelo conhecimento é uma característica inerente ao ser humano — mesmo quando você já tem conhecimento sobre um assunto, é normal revisar o que sabe eventualmente para garantir que está alinhado com o mercado.
Blog posts mais explicativos e educativos são uma maneira eficaz de saciar essa sede por aprendizado. Essas postagens têm o propósito de oferecer informações relevantes aos leitores ao abordar temas específicos de forma aprofundada e clara, tornando a complexidade mais acessível — normalmente, esses conteúdos são maiores, com quase 3 mil palavras ou tem um CTA para uma continuação em um material rico.
Exemplos:
Às vezes, tudo o que as pessoas precisam são dicas práticas. Por isso, os posts que tem títulos como “X dicas para aumentar suas vendas” ou exatamente esse conteúdo que você está lendo com “5 ideias de blog post” ajudam a deixar mais palpável para a pessoa uma maneira de atingir os objetivos que ela tem.
Esse tipo de conteúdo oferece um número específico de conselhos, estratégias ou orientações que os leitores podem implementar imediatamente para alcançar um determinado objetivo. Por isso, eles são reconhecidos por sua praticidade e eficácia por auxiliarem os leitores a tomar medidas concretas em direção ao que desejam realizar quase que imediatamente.
A melhor parte é que, por serem listas, normalmente eles são fáceis de priduzir: basta você parar por alguns minutos e pensar como pode dividir o tema que escolheu em tópicos. E, é claro, nesses tópicos, incluir as dicas práticas.
Exemplos:
Os tutoriais e posts em formato de “passo a passo” ajudam na realização de uma tarefa específica, ou na compreensão de um processo complexo. Eles são altamente instrutivos e, geralmente, contam com imagens, vídeos ou gráficos para facilitar a compreensão.
A dica nesse tipo de conteúdo é realmente imaginar que o seu leitor, ao ler o blog, está procurando por algo para fazer enquanto ele fala com você — por isso a necessidade de ser extremamente explicativo.
Exemplos:
Para além de um conteúdo a mais por mês, os guest posts são escritos por autores convidados ou especialistas em um determinado tópico. Eles oferecem uma perspectiva diferente ou complementar ao que você já costuma publicar em seu blog.
O “pulo do gato” dos guest posts está no fato de, além de eles agregam valor para a sua audiência, também vão atrair novas audiências que já costumam consumir o conteúdo da pessoa ou da empresa que está publicando no blog.
Exemplos:
Viu o time de vendas falar sobre uma objeção? Conversou com o time de atendimento ao cliente e percebeu uma pergunta frequente?
Pessoalmente, já trabalhei em empresas em que o time de customer success reservava uma agenda mensal para compartilhar as maiores dores dos clientes, visando criar materiais para que os futuros clientes não entrassem na empresa com essas dúvidas.
A grande sacada é ir além do que você acha que o seu cliente precisa para, realmente, sanar as dúvidas que eles de fato têm.
Exemplo:
Dica final: precisa de ajuda para estruturar a sua estratégia de marketing? Conte com o time da Mkt4Sales para:
Entre em contato com um dos nossos especialistas.