5 ideias de blog posts para alavancar sua estratégia de conteúdo B2B

ideias-de-blog-post-mkt4sales

Só no Wordpress, mais de 70 milhões de blog posts são publicados por mês — cerca de 70% em língua inglesa, afirma a empresa Optin Monster.

A empresa também afirma que um site que possui um blog tem 434% mais páginas indexadas no google do que os sites que não possuem blog. E isso, provavelmente, é a melhor maneira de atrair novos visitantes organicamente para sua empresa — 72% dos profissionais de marketing acreditam que a criação de conteúdo é a melhor tática de SEO.

A produção de conteúdo também ajuda no fechamento em vendas: os leads de SEO tem 14,6% de conversão em vendas, enquanto, os leads de outbound apenas 1,7%, ainda conforme a Optin Monster.

Por isso, você deve estar se perguntando: como começar a produzir mais blog posts para alavancar a minha estratégia? Continue lendo esse conteúdo para entender melhor.

Primeiro de tudo: o que é um blog post?

Como o próprio nome já diz, blog post é um tipo de conteúdo, normalmente escrito, publicado em um blog. A palavra blog é uma abreviação de "weblog", uma plataforma online onde as pessoas podem publicar regularmente conteúdo.

O conceito de blogs surgiu nos anos 1990, inicialmente como diários pessoais online. Com o tempo, eles evoluíram para abordar uma variedade de tópicos e se tornaram uma forma popular de publicar informações, opiniões, notícias e criação de novos negócios para as empresas.

Esses conteúdos podem ser curtos ou longos, dependendo do objetivo do autor e do conteúdo que está sendo compartilhado. Eles são uma forma popular de comunicação online e são frequentemente usados por blogueiros, empresas, jornalistas e indivíduos para compartilhar informações, experiências e ideias com seu público-alvo.

Como os blog posts podem alavancar sua estratégia

Imagine que seu prospect tem interesse em um determinado assunto - como melhorar a integração entre marketing e vendas, por exemplo.

Ao compartilhar insights, análises e informações relevantes sobre esse tema, você deixará claro para os seus prospects que sua empresa possui conhecimento especializado e realmente pode auxiliá-los em seus desafios. É uma forma de demonstrar conhecimento e autoridade por parte da sua empresa.

Para além desse benefício, você vai:

  • Educar os clientes: nas vendas B2B, muitas vezes, os clientes precisam entender os produtos ou serviços em profundidade antes de decidir comprar — principalmente quando estamos falando de vendas complexas e de alto valor. Nesse sentido, blog posts podem ser usados para educar os prospects sobre os desafios comuns que enfrentam e como os produtos ou serviços da empresa podem resolvê-los.
  • Atrair tráfego qualificado: produzir conteúdo relevante pode atrair tráfego orgânico de pessoas que estão procurando informações relacionadas ao setor. Isso tende a aumentar a visibilidade da empresa e atrair visitantes com maior probabilidade de se tornar leads e clientes.
  • Nutrir leads: blog posts podem ser usados em estratégias de nutrição de leads, em parceria com o CRM. Isso significa que, à medida que os visitantes interagem com o conteúdo do blog, eles podem ser direcionados para outros materiais ricos, por meio de automações ou para outros conteúdos como whitepapers, webinars e cases de sucesso que os movem pelo funil de marketing e vendas.
  • Construir relacionamentos: é possível iniciar conversas e construir relacionamentos com os clientes em potencial por meio dos conteúdos produzidos, afinal, os comentários e interações nas redes sociais podem ser uma maneira valiosa de se envolver com os leitores.
  • Abordar objeções: você pode criar conteúdo já antecipando e falando sobre as objeções comuns dos clientes em potencial. Isso pode ajudar a remover barreiras antes mesmo de um contato entrar na esteira de vendas. Inclusive, se você usar uma ferramenta como o HubSpot, o vendedor terá como acessar facilmente a timeline do lead e entender se ele já se interessou e passou pela objeção.
  • Aprimorar SEO: mecanismos de busca como Google ou Bing valorizam conteúdo atual e relevante. Ao publicar regularmente blog posts que atendem aos critérios de SEO, a empresa pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa, o que aumenta a visibilidade online.

5 ideias de blog posts para você criar hoje

1. Posts educativos

A busca pelo conhecimento é uma característica inerente ao ser humano — mesmo quando você já tem conhecimento sobre um assunto, é normal revisar o que sabe eventualmente para garantir que está alinhado com o mercado.

Blog posts mais explicativos e educativos são uma maneira eficaz de saciar essa sede por aprendizado. Essas postagens têm o propósito de oferecer informações relevantes aos leitores ao abordar temas específicos de forma aprofundada e clara, tornando a complexidade mais acessível — normalmente, esses conteúdos são maiores, com quase 3 mil palavras ou tem um CTA para uma continuação em um material rico.

Exemplos:

2. Posts com “X dicas” para algum objetivo 

Às vezes, tudo o que as pessoas precisam são dicas práticas. Por isso,  os posts que tem títulos como “X dicas para aumentar suas vendas” ou exatamente esse conteúdo que você está lendo com “5 ideias de blog post” ajudam a deixar mais palpável para a pessoa uma maneira de atingir os objetivos que ela tem.

Esse tipo de conteúdo oferece um número específico de conselhos, estratégias ou orientações que os leitores podem implementar imediatamente para alcançar um determinado objetivo. Por isso, eles são reconhecidos por sua praticidade e eficácia por auxiliarem os leitores a tomar medidas concretas em direção ao que desejam realizar quase que imediatamente.

A melhor parte é que, por serem listas, normalmente eles são fáceis de priduzir: basta você parar por alguns minutos e pensar como pode dividir o tema que escolheu em tópicos. E, é claro, nesses tópicos, incluir as dicas práticas.

Exemplos:

3. Tutoriais ou passo a passo

Os tutoriais e posts em formato de “passo a passo” ajudam na realização de uma tarefa específica, ou na compreensão de um processo complexo. Eles são altamente instrutivos e, geralmente, contam com imagens, vídeos ou gráficos para facilitar a compreensão.

A dica nesse tipo de conteúdo é realmente imaginar que o seu leitor, ao ler o blog, está procurando por algo para fazer enquanto ele fala com você — por isso a necessidade de ser extremamente explicativo.

Exemplos:

4. Guest post

Para além de um conteúdo a mais por mês, os guest posts são escritos por autores convidados ou especialistas em um determinado tópico. Eles oferecem uma perspectiva diferente ou complementar ao que você já costuma publicar em seu blog.

O “pulo do gato” dos guest posts está no fato de, além de eles agregam valor para a sua audiência, também vão atrair novas audiências que já costumam consumir o conteúdo da pessoa ou da empresa que está publicando no blog.

Exemplos:

5. Posts baseados em dúvidas ou objeções

Viu o time de vendas falar sobre uma objeção? Conversou com o time de atendimento ao cliente e percebeu uma pergunta frequente?

Pessoalmente, já trabalhei em empresas em que o time de customer success reservava uma agenda mensal para compartilhar as maiores dores dos clientes, visando criar materiais para que os futuros clientes não entrassem na empresa com essas dúvidas.

A grande sacada é ir além do que você acha que o seu cliente precisa para, realmente, sanar as dúvidas que eles de fato têm.

Exemplo:

Dica final: precisa de ajuda para estruturar a sua estratégia de marketing? Conte com o time da Mkt4Sales para:

  • Construção de estratégia e processos de marketing
  • Definição de objetivos e métricas de marketing
  • Identificação de ICP (perfil de cliente ideal)
  • Alinhamento entre marketing e vendas
  • Estruturação de Matriz de Perfil de Necessidades (dores, necessidades, soluções, objeções)
  • Definição de estratégias de atração, captação e nutrição de leads
  • Planejamento de produção de conteúdo e definição de calendário editorial

Entre em contato com um dos nossos especialistas.


Lívia Macedo

Formada em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB, Lívia começou sua carreira em meio a produção de conteúdo para internet. Já trabalhou em agências e atua há quatro anos no Marketing de empresas SaaS. Sua experiência está na Produção de Conteúdo, Inbound Marketing e vendas complexas B2B. ____________________________________________________________________________________________ Sobre a Mkt4Sales: a Mkt4Sales é uma consultoria de estratégia comercial pioneira na implementação de Máquinas de Vendas em empresas B2B de vendas complexas. Utilizando estratégias de ABM, Inbound e Outbound Sales, a Mkt4Sales ajuda empresas a implementarem uma forma contínua de geração de oportunidades qualificadas e conversão em vendas. Além dos projetos de consultoria, em que orienta as empresas a montarem suas próprias Máquina de Vendas, a Mkt4Sales também atua na implementação de novas tecnologias, ajudando as empresas a ganharem eficiência e escala no processo comercial.

Recomendados:

Geração de demanda Marketing digital Inbound Marketing

Benchmarking: como está sua geração de leads em comparação ao mercado?

Você já sentiu vontade de espiar os dados do seu principal concorrente para saber se ele está melhor ou pior do que você...

Marketing digital Inbound Marketing

O que é e porque você precisa trabalhar com o novo inbound marketing

Começamos a ouvir sobre inbound marketing com o surgimento do HubSpot, em 2006. Na época, Brian Halligan, cofundador da ...

Geração de demanda Marketing digital Time de vendas

O que é SMarketing (+ 5 dicas para colocar em prática)

Alguns anos atrás, a jornada de compra que ia de “aprendizado e descoberta”, passando pelo “reconhecimento do problema” ...

Entenda como estão seus processos comerciaisQuero receber contato de um especialista